Reação entre ácido sulfúrico e água sanitária

Escrito por emily jacobson | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Reação entre ácido sulfúrico e água sanitária
O gás cloro é altamente tóxico e irritante aos olhos, pulmões e pele. (erlenmeyerkolben grün image by Falk from Fotolia.com)

Água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio e água. O gás cloro é produzido quando ácido sulfúrico é misturado com a água sanitária. Esta reação é uma função da mudança de pH da solução de alcalino para ácido combinada com as propriedades oxidativas fortes do ácido hipocloroso.

Outras pessoas estão lendo

Ácidos e bases

Um ácido é um composto químico que doa um íon hidrogênio (H+) a outro composto. O composto que recebe um íon hidrogênio é chamado de base. Uma medida normal de pH de água pura é 7,0. Quando um composto ácido é dissolvido em água, a solução resultante possui um pH menor do que 7,0. Quando uma base, ou composto alcalino, é dissolvido em água, o pH da solução é maior do que 7,0.

Agentes oxidantes

Um agente oxidante é um composto químico com uma alta afinidade por elétrons. Em uma reação de oxidação-redução (ou redox), o agente oxidante recebe elétrons, enquanto o agente redutor perde elétrons.

Água sanitária

O hipoclorito de sódio (NaClO) é uma forma estabilizada do cloro. A água sanitária usada em casa possui, geralmente, de 3% a 6% de hipoclorito de sódio misturado com água. Adicionar o hipoclorito de sódio em água cria ácido hipocloroso (HOCl) e hidróxido de sódio (NaOH). A fórmula para esta reação pode ser expressada da seguinte forma: NaOCl + H2O ? HOCl + NaOH-. O hidróxido de sódio é uma base, fazendo com que a água sanitária doméstica seja alcalina, com um pH de cerca de 12,5.

Ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico (H2SO4) é um líquido incolor, inodoro e viscoso. Ele é extremamente corrosivo. Quando diluído em uma solução aquosa, ele se dissocia em hidrogênio (H+) e ânion sulfato (SO4-2). O ácido sulfúrico em água cria uma solução altamente ácida, com um pH que varia de acordo com a proporção de ácido em água.

Água sanitária e ácido sulfúrico

Quando um ácido é misturado com hipoclorito de sódio, o ácido doará uma molécula de hidrogênio ao composto, trocando a molécula de sódio (Na) para produzir ácido hipocloroso (HClO). Misturar ácido sulfúrico com uma solução de hipoclorito de sódio resultará em uma solução de sulfato de sódio (Na2SO4) e ácido hipocloroso. Usando a subscrição (aq) para representar compostos em solução, a fórmula pode ser expressa da seguinte forma: 2NaOCl(aq) + H2SO4(aq) => Na2SO4(aq) + 2HClO(aq).

Água sanitária e gás cloro

A reação do ácido sulfúrico e hipoclorito de sódio não para com a produção do sulfato de sódio e ácido hipocloroso. Em solução aquosa, o hipoclorito (HClO) e o cloro (Cl2) alcançam um equilíbrio que é dependente do pH da solução. Em uma solução ácida, o equilíbrio favorece o cloro da seguinte maneira: O ácido hipocloroso se quebra parcialmente em ânion hipoclorito (OCl?) e cátion hidrogênio (H+). O ácido hipocloroso é um oxidante forte, então, o ácido hipocloroso restante na solução oxida o ânion hipoclorito, produzindo o irritante e tóxico gás cloro (Cl2).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível