Mais
×

Receita de acelerador de compostagem

Atualizada November 21, 2016

Os compostos são os melhores amigos de um jardineiro. Espalhados em torno das bases das plantas ou incorporados ao solo, os compostos enriquecem a terra e ajudam a promover o crescimento e desenvolvimento do tecido saudável da planta. Os jardineiros que reciclam podem facilmente criar o seus próprios compostos colocando camadas de resíduos de cozinha e de jardim e esperando para que toda a matéria orgânica se decomponha. Naturalmente, isso pode demorar um pouco. Para aumentar a taxa de decomposição, os micróbios necessitam de um impulso. Umidade, nitrogênio e carbono podem trabalhar juntos para acelerar o processo. Um acelerador caseiro pode ser facilmente criado e adicionado ao canteiro de compostagem.

Instruções

Um cesto de compostos transforma restos de cozinha em uma rica fonte de nutrientes para o jardim (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Despeje 5 l de água morna em um balde de 20 l. Os participantes mais ativos no canteiro de compostagem são os micro-organismos como bactérias e fungos, os quais tendem a prosperar em condições úmidas e escuras. Muitas vezes, o canteiro é muito seco, o que diminui a taxa de decomposição.

  2. Adicione uma lata de cerveja quente à água. Para obter os melhores resultados, evite cerveja leve, mas fique à vontade para comprar a lata mais barata da loja. Em casa, abra a lata e deixe-a sentar-se sobre o balcão por 24 horas. Isso deve remover a maior parte do gás. A levedura da cerveja estimula o crescimento de bactérias e fungos.

  3. Despeje uma lata de refrigerante de cola no balde. Qualquer marca serve, desde que não seja livre de açúcar. O açúcar no refrigerante fornecerá aos micróbios uma fonte de carbono.

  4. Misture 1/2 xícara de amoníaco doméstico. Além de ser rico em nitrogênio, o amoníaco vai reduzir a quantidade de ácido presente no composto.

  5. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados e em seguida despeje a solução lentamente sobre o canteiro de compostagem. Coloque em seguida duas ou três pás cheias de terra de jardim, pois esta é uma boa fonte de micróbios adicionais.

  6. Misture o composto levemente com um rodo ou uma pá para distribuir uniformemente o acelerador e o novo solo em todo o canteiro. Isso vai ajudar a evitar o desenvolvimento de "pontos quentes".

Dicas

  • O acelerador pode ser adicionado ao canteiro de compostagem uma vez por semana.

Coisas Necessárias

  • Balde de 20 l
  • 1 lata de cerveja
  • 1 lata de refrigerante de cola
  • 1/2 xícara de amoníaco doméstico
  • 2 a 3 pás cheias de terra de jardim
  • Rodo de jardim
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article