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Como fazer um recibo de quitação

Atualizada February 21, 2017

O recibo de quitação das contas pode ser vital para os proprietários de empresas e clientes. Ele indica que uma conta já foi quitada e pode ser usado como um documento legal para comprovar quitação em caso de processos judiciais ou tentativas de cobrança de dívida já quitada. A maioria das empresas utiliza sistemas de contabilidade informatizados, mas o software ainda depende de pessoas para dar entrada de dados, sendo que enganos podem acontecer. Um recibo de quitação integral é a prova de que a dívida não existe mais e vai ajudar a corrigir os erros cometidos na contabilidade.

Instruções

Peça o recibo por escrito (money makes money image by Andrey Andreev from Fotolia.com)
  1. Deposite os recursos recebidos como pagamento por conta e espere até que os fundos estejam disponíveis no banco para que o cheque não seja devolvido.

  2. Prepare um recibo para o montante de dinheiro recebido. Você pode usar recibos normais pré-impressos ou criar um utilizando algum software ou um bloco de notas. Escreva a data, o nome do cliente e o valor recebido.

  3. Verifique os registros contábeis para garantir que o número da conta que você listou no recibo esteja correto e que o montante recebido, de fato, quite a conta.

  4. Escreva "quitado" em letras grandes em uma área visível no recibo.

  5. Assine o recibo. Se houver uma área designada para assinatura, então use-a para assinar ao lado da anotação de "quitado".

  6. Pegue a assinatura dos clientes, se estiverem presentes. Se não, pegue a assinatura de outro funcionário como testemunha.

  7. Faça uma cópia do recibo e dê o original para o cliente, ou envie pelo correio.

Coisas Necessárias

  • Recibo em branco
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