Recomendações para montar um refrigerador evaporativo no telhado

Escrito por kim dieter | Traduzido por letícia resende
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Recomendações para montar um refrigerador evaporativo no telhado
A manutenção dos refrigeradores evaporativos de teto é difícil em casas com cobertura muito inclinada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Em climas quentes e secos, refrigeradores por evaporação reduzem a temperatura de maneira econômica em até 4 ºC. Um refrigerador montado no teto puxa o ar exterior através das almofadas molhadas e sopra ar fresco para dentro da casa, e o ar quente é forçado a sair por aberturas ou janelas. Além disso, esses equipamentos aumentam a umidade, um benefício em cidades de clima seco.

Outras pessoas estão lendo

Custo

Comparado com os aparelhos de ar condicionado, os resfriadores evaporativos de telhado são mais baratos para instalar e operar. Desde 2011, o custo de aquisição e instalação de um deles é cerca de 25% a 30% menor do que o de compra e instalação de um sistema de ar condicionado. Um refrigerador evaporativo usa de 20% a 30% a eletricidade do condicionador de ar, e isso reduz o preço da conta de luz. Muitas vezes, o próprio proprietário pode realizar a manutenção anual e os reparos no equipamento.

Projeto

Os refrigeradores evaporativos são montados no telhado ou em uma janela e, frequentemente, é menos custoso de se instalar um refrigerador evaporativo sobre o telhado do que na janela, e a unidade ainda ocupará menos espaço útil. Os aparelhos para residências geralmente têm uma carcaça de metal, motor elétrico, ventilador, bomba d'água, reservatório de água e linhas de água. Almofadas feitas de fibras de madeira ou outros materiais são instalados no interior do equipamento. O refrigerador se conecta a uma tomada de parede padrão e seu tamanho depende da área da casa.

Tamanho

A capacidade dos refrigeradores evaporativos varia entre 85 e 700 m³ por minuto. Para estimar o tamanho necessário, encontre os metros quadrados da casa. Multiplique este número pela altura do teto e, em seguida, por 17. Por exemplo, para encontrar o tamanho para uma casa de 113 m² com um teto de 2,5 m, multiplique 113 por 2,5 e, em seguida, por 17 — o resultado será 4.802,5. Encontre, em seguida, um modelo de refrigerador evaporativo próximo a 4.800 cfm.

Requisitos

Dependendo do modelo e do clima, resfriadores evaporativos usam de 13 a 38 litros de água por hora. Recomenda-se que o refrigerador seja verificado mensalmente. A correia e o nível da água são ajustados e a água do reservatório é drenada para remover incrustações minerais. Substitua as almofadas se elas estiverem cheias de depósitos minerais. Essa manutenção pode ser mais difícil quando o radiador está instalado no telhado.

Problemas

Se o refrigerador não for utilizado por alguns dias, esvazie o reservatório de água ou adicionar um produto comercial para reduzir o crescimento bacteriano. Quando em funcionamento, um refrigerador requer de 9 a 18 dm² de espaço a cada 1.000 cfm de capacidade de refrigeração. Às vezes, uma janela aberta é um problema de segurança, e escapes, ao invés da janela aberta, são necessários. Alguns modelos são barulhentos durante a execução e, ainda, sem uma instalação adequada, o telhado pode pingar em torno do refrigerador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível