Como recondicionar baterias de 14,4 Volts

Escrito por shari caudill | Traduzido por ritaciro cavalcante
Como recondicionar baterias de 14,4 Volts
Bateria de 14,4 volts. (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Todas as baterias perdem um pouco de sua carga com o tempo, mas baterias de carro e outras baterias de tamanho grande precisam ser recondicionadas por causa de um problema causado por uma concentração de gás nas placas, o que previne a bateria de segurar a carga. Você precisa comprar produtos especiais para recondicioná-las. Use um processo cíclico para recondicionar outros tipos de baterias, como as de níquel-cádmio (NiCd). Este tipo de bateria descarrega e recarrega em ciclos. Use um analisador de baterias para recondicioná-las. Comece o processo de recondicionamento usando uma bateria totalmente carregada.

Instruções

  1. 1

    Conecte o conjunto de tomadas da bateria às tomadas do analisador. As tomadas precisam ser de calibre 16 ou maior. Evite cruzamentos. Ligue a tomada vermelha ao terminal positivo (+) e a preta ao negativo (-). Se os clips não conseguirem segurar a tomada com segurança, solde-a.

  2. 2

    Escolha o teste no software do analisador. Escolha o tipo de bateria e entre com a capacidade em ampère-horas, informação que pode ser encontrada na tampa da bateria.

  3. 3

    Determine o número de volts por célula da bateria. Uma bateria alcalina tem 1,5 volts por célula, uma bateria de níquel-cádmio ou níquel-metal hídrido (NiMH) tem 1,2 volts, uma de lítio primátio, 3 volts, a de íon lítio ou polímero com 3,6 ou 3,7 volts por célula, a de carbono-zinco, 1,5 volts e uma bateria selada de chumbo-ácido tem 2 volts por célula.

  4. 4

    Divida o número de volts na bateria, 14,4 neste caso, pelo número de volts por célula do tipo de bateria. Entre com o quociente no campo "células" do software do analisador.

  5. 5

    Pressione a tecla de início e espere até o programa completar o teste. Salve o arquivo.

  6. 6

    Antes de começar o recondicionamento, descarregue a bateria até chegar a aproximadamente 1 volt por célula.

  7. 7

    Escolha um novo nome para o teste. Escolha o tipo de bateria e entre com a capacidade em ampère-horas. Insira o número de células na bateria no campo "células".

  8. 8

    Calcule a amperagem de teste, dividindo o número de ampère-horas da bateria por 20. Esta opção lhe dá um recondicionamento aprofundado e uma boa margem de erro para a bateria. Se quiser, pode dividir por 10.

  9. 9

    Multiplique o número de células na bateria por 0.4 volts para o campo "Testar Tensão de Corte". O teste para no número exato da tensão de corte. Por exemplo, se a bateria for alcalina, o teste termina em 21,6.

  10. 10

    Aperte o botão de início e salve o arquivo quando o programa terminar o trabalho.

  11. 11

    Recarregue a bateria completamente.

Dicas & Advertências

  • Evite recondicionar a mesma bateria mais de três vezes por mês. Isto diminui a vida útil. Tente recarregá-la em diferentes níveis. Isto serve como "exercício" para a bateria.
  • Tenha muito cuidado ao encaixar as tomadas. Não as cruze, ou você pode acabar se ferindo gravemente. Não tente recondicionar uma bateria vazada, com inchaços ou outros defeitos visíveis.

O que você precisa?

  • Analisador de bateria
  • Tomada de bateria, 16 ou maior

Lista completaMinimizar