Como reconhecer o estilo dos principais autores de novela?

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reconhecer o estilo dos principais autores de novela?
Escrever telenovelas é uma arte que exige experiência e muito trabalho (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Escrever para novela é uma arte que exige domínio técnico, experiência e muito trabalho. A telenovela, gênero que se popularizou no Brasil, é um modelo audiovisual extenso e de longa duração. Estima-se que uma novela média possui em torno de 150 a 200 episódios exibidos diariamente de quatro a seis meses. Escrever essa quantidade de capítulos é uma tarefa bastante trabalhosa. Geralmente, a novela é feita a partir das ideias centrais dos autores que criam as tramas e os personagens. Em seguida, uma equipe de roteiristas é contratada para discutir e escrever os próximos capítulos. O diferencial de cada telenovela é o estilo que permeia a obra como um todo. Saiba reconhecer o estilo dos principais autores de novela do Brasil.

Outras pessoas estão lendo

Aguinaldo Silva

A mente por trás de novelas consagradas como "Suave Veneno", "Fera Ferida", "Roque Santeiro", "Tieta" e "Fina Estampa" é um dos maiores roteiristas de TV em atividade no Brasil. O estilo de Aguinaldo Silva envolve protagonistas femininas marcantes como foi o caso de Maria do Carmo na novela "Senhora do Destino" e Griselda de "Fina Estampa", exibida de 2011 a 2012 pela Rede Globo. Outra característica marcante de Aguinaldo é o chamado realismo fantástico no qual coisas sobrenaturais acontecem no meio da trama, um recurso presente em "Fera Ferida".

Como reconhecer o estilo dos principais autores de novela?
Um dos estilos determinantes de Aguinaldo Silva é a preferência por protagonistas fortes (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Glória Perez

Criadora de grandes novelas como "O Clone", "Hilda Furacão" e "Salve Jorge", Glória Perez tem como marca tramas ligadas à fatos atuais da realidade. A autora costuma levar para as telas assuntos que estão em debate na mídia. Foi o caso de temas como abuso de drogas entre jovens, clonagem humana e namoro virtual. Uma característica da autora é escrever protagonistas femininas como jovens batalhadoras que fazem de tudo em busca do sonho. Há sempre um personagem fofoqueiro que serve de ligação temática entre os núcleos dos personagens, como a proprietária de bar Dona Jura (Solange Couto) em "O Clone".

Como reconhecer o estilo dos principais autores de novela?
Nas novelas de Glória Perez, há sempre uma personagem fofoqueira (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Silvio de Abreu

Já Silvio de Abreu é um autor conhecido por duas estratégias marcantes. A primeira é o retrato fiel da vida na grande cidade. Natural de São Paulo, o roteirista cria histórias baseadas na vida da grande metrópole. Outra marca do autor está relacionada com as cenas de suspense e mistério. Nas novelas de Abreu, a pergunta "Quem matou?" é levada até às últimas consequências e só é respondida no último capítulo. Seu maior sucesso utilizando essa técnica foi na novela "A Próxima Vítima", que movimentou as rodas de discussão de todo o País. Esse estilo de tramar a história também esteve presente na novela "Passione".

Como reconhecer o estilo dos principais autores de novela?
As tramas de Silvio de Abreu são cheias de suspense (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Manoel Carlos

Manoel Carlos é um autor que se encanta pelo charme da cidade do Rio de Janeiro, especialmente nos bairros da Zona Sul. Sua marca registrada são os dramas familiares e superação de tragédias como doenças terminais. De acordo com o criador, é interessante mostrar os dramas em contraste com a beleza da cidade, especialmente do Leblon, onde vive Manoel Carlos. Uma característica marcante são as protagonistas batizadas sob o nome de Helena, referência à imagem de mulheres fortes e decididas como a Helena de Troia. Suas obras mais famosas são as novelas "Por Amor", "Páginas da Vida" e "Viver a Vida".

Como reconhecer o estilo dos principais autores de novela?
As belas imagens do Rio de Janeiro são uma das marcas de Manoel Carlos (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

João Emanuel Carneiro

Um dos roteiristas do aclamado filme brasileiro "Central do Brasil" (1998), João Emanuel Carneiro já tinha chamado atenção com a novela "A Favorita", mas ganhou ainda mais fama e reconhecimento a partir da trama de "Avenida Brasil", que foi ao ar em 2012. O estilo de João Emanuel Carneiro, que marcou a teledramaturgia nacional, baseou-se na técnica de focalização e ponto de vista dos personagens da chamada classe C. Não é à toa que o núcleo principal era formado pelos chamados novos ricos, como ex-jogadores de futebol. Outro diferencial de Carneiro é cortar os limites entre protagonistas e antagonistas. Na trama, cheia de reviravoltas, a mocinha de hoje era a vilã dos episódios seguintes.

Como reconhecer o estilo dos principais autores de novela?
Em "Avenida Brasil", João Emanuel Carneiro retratou a família de um ex-jogador de futebol (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível