Mais
×

Como se recuperar do tratamento de uma queimadura de terceiro grau

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando se trata de queimaduras, a recuperação pode ser lenta e difícil, principalmente se ocorrerem queimaduras de terceiro grau na face ou nos genitais, ou abrangerem mais de 10% do corpo. Todos os sistemas corporais desempenham um papel na cicatrização.

Instruções

Recupere-se do tratamento de uma queimadura de terceiro grau
  1. Descanse bastante. O corpo está sob estresse e algumas pessoas têm dificuldade para dormir durante a noite por causa de pesadelos. Sonecas frequentes, principalmente após as trocas de curativos, ajudarão o corpo a se curar.

  2. Tome analgésicos conforme indicado pelo seu médico.

  3. Aplique manteiga de cacau ou outros cremes, conforme solicitado pelo seu médico, na pele ao redor das feridas para promover a cicatrização, lubrificando e amaciando a pele esticada.

  4. Use sabão neutro durante o banho. Seque a pele pressionando uma toalha levemente.

  5. Mantenha sua casa fresca para minimizar a coceira.

  6. Troque os curativos seguindo as instruções exatas do seu médico. Você pode ter que usar ligaduras elásticas sobre as áreas queimadas propensas à formação de cicatrizes.

  7. Adquira tolerância para exercícios. Depois de uma queimadura grave, seu corpo estará fraco. O exercício melhorará muito sua saúde e resistência, mas você deve começar de forma gradual.

  8. Consulte um fisioterapeuta que possa prescrever exercícios de amplitude de movimento para praticar, caso a queimadura seja sobre ou em torno de uma articulação. Se você não usar uma articulação, ela pode endurecer e ser doloroso para se mexer.

  9. Beba muita água para ajudar a reparar a pele ferida.

  10. Encontre um grupo de apoio online e converse com outras vítimas de queimaduras para um apoio emocional e educação adicional.

Dicas

  • Se você estiver se sentindo deprimido após receber alta do hospital, consulte um orientador psicológico profissional. Não é incomum lamentar ou ser incapaz de lidar com as alterações na autoimagem e na aparência do corpo.
  • Converse com um cirurgião plástico ou procure uma segunda opinião, se você gostaria de fazer alguma cirurgia estética ou reparadora.

Aviso

  • Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, procure um médico ou outro profissional de saúde antes de iniciar qualquer atividade relacionada à saúde e à dieta. Essas informações não são fornecidas como um substituto para o aconselhamento médico profissional ou tratamento.

O que você precisa

  • Manteiga de cacau
  • Aspirinas
  • Ligaduras elásticas
  • Sabão neutro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article