Como redigir uma carta formal com dois destinatários

Escrito por janece bass | Traduzido por jose airton almeida neto
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Como redigir uma carta formal com dois destinatários
Quando precisar incluir dois endereços, saia da fórmula padrão de uma carta formal. (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Cartas formais seguem uma fórmula básica, começando pelo seu endereço, a data em que a carta foi escrita, o nome e o endereço do destinatário, uma saudação ou um cumprimento, o texto da carta, um encerramento e a sua assinatura. Às vezes é necessário sair do padrão, quando, por exemplo, a carta for destinada a duas pessoas com endereços diferentes, ou a uma única empresa com dois endereços. Por isso, inclua ambos na carta para evitar constrangimentos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Coloque o seu endereço, pule uma linha e coloque a data com o mês referente à redação da carta na margem esquerda, da mesma forma que em qualquer carta formal. O alinhamento de cada linha à margem esquerda é conhecido como "formato de blocos", o qual faz a carta parecer formal e organizada. Evite os formatos semi-blocos que colocam o endereço, a data e a assinatura ao centro ou na margem direita da carta, pois isso irá fazer a carta parecer bagunçada ou confusa.

  2. 2

    Pule uma linha e coloque o primeiro nome da pessoa ou da empresa. Coloque os endereços em ordem alfabética com relação aos sobrenomes ou nomes da empresa. Escreve o endereço do primeiro destinatário.

  3. 3

    Deixe mais uma linha em branco antes de colocar o nome e o endereço do segundo destinatário, usando um formato de endereço padrão.

  4. 4

    Continue escrevendo a carta conforme você faria em uma carta formal qualquer. Pule uma linha antes da saudação e pule outra linha antes do corpo da mensagem e antes do encerramento. Deixe três linhas antes de colocar o seu nome de forma que fique um espaço para assiná-lo. Coloque o seu título ou o nome da empresa se for o caso.

Dicas & Advertências

  • As cartas formais, principalmente as de negócio, devem ser elegantes, sucintas e objetivas.

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