Como reduzir os harmônicos ímpares em amplificadores

Escrito por warren davies | Traduzido por andressa gonzalez
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Como reduzir os harmônicos ímpares em amplificadores
Qualquer coisa que reduza a distorção tenderá a reduzir os harmônicos ímpares (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os harmônicos ímpares são números inteiros ímpares múltiplos de qualquer nota dada, que é chamada de frequência fundamental. Por exemplo, se a frequência fundamental é de 1000 hertz (Hz), os harmônicos ímpares incluem 3000 Hz, 5000 Hz, 7000 Hz e assim por diante. Por outro lado, os harmônicos pares seriam 2000 Hz, 4000 Hz, 6000 Hz e assim por diante. A distorção em amplificadores pode criar o efeito "nota fantasma", no qual a distorção harmônica retorna as notas correspondentes a esses harmônicos. Se os harmônicos ímpares não são desejados, é possível tomar medidas para reduzi-los.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Atenuador de entrada
  • Amplificador com filtro
  • Equipamento de gravação digital

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Instruções

  1. 1

    Reduza os níveis gerais. A audibilidade de harmônicos reduz à medida em que aumentam de frequência, eventualmente atingindo um ponto onde eles são inaudíveis, embora possam ainda ser detectados por um dispositivo de análise espectral. Portanto, a redução dos níveis do amplificador reduzirá de maneira eficaz o número de harmônicos audíveis. É claro que esta solução não é adequada em todas as situações, tais como em concertos, mas pode ser uma "solução rápida" ocasionalmente, como em uma gravação.

  2. 2

    Reduza a quantidade de acionamento/distorção. Isso trará os mesmos benefícios e armadilhas que a redução dos níveis gerais e pode não ser adequado para todas as situações.

  3. 3

    Use um amplificador com um circuito de saída tipo A. Esses circuitos produzem harmônicos pares em oposição ao circuitos tipo AB, que produzem harmônicos ímpares. Mais uma vez, a aplicação deste método depende do motivo da redução dos harmônicos ímpares, em primeiro lugar. Se o efeito pretendido for uma distorção reduzida global, este método irá simplesmente substituir um tipo pelo outro. No entanto, os harmônicos pares são frequentemente descritos como sendo mais próximos de nenhuma distorção do que os ímpares, então isso pode representar um passo na direção certa.

  4. 4

    Use um método de gravação digital. Se o objetivo for a música gravada, observe que os métodos de gravação analógica tendem a adicionar harmônicos ímpares ao som, em vez de harmônicos pares. Algumas pessoas acreditam que ele desempenha um papel importante no cobiçado "som analógico", que é geralmente considerado como um som qualitativamente melhor do que as gravações digitais. Embora este passo não reduza os harmônicos produzidos pelo amplificador em si, o efeito global será harmônicos ímpares reduzidos na gravação.

  5. 5

    Use um atenuador de entrada. Ele reduzirá a produção de harmônicos que ocorre na entrada do amplificador, por exemplo, através de uma guitarra ligada a um amplificador de guitarra. Um atenuador de entrada irá bloquear os harmônicos e impedi-los de passarem para o amplificador.

  6. 6

    Use um amplificador com filtro, que é essencialmente um amplificador com um atenuador de entrada embutido.

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