Reflexos comuns em recém-nascidos

Escrito por jane peterson | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Reflexos comuns em recém-nascidos
O reflexo de preensão ocorre quando uma pressão leve é aplicada à palma da mão (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os reflexos dos recém-nascidos são reações involuntárias ou automáticas em resposta a um tipo específico de estímulo – por exemplo, um toque ou um som. Esses reflexos são uma parte importante do desenvolvimento e até mesmo da sobrevivência de um bebê saudável. A maioria deles está presente no nascimento, e eles começam a desaparecer lentamente à medida que o bebê cresce.

Outras pessoas estão lendo

Reflexos de alimentação em recém-nascidos

Os recém-nascidos possuem dois instintos que estão relacionados à alimentação: o reflexo de rooting e o reflexo de sucção. Um toque ou um golpe suave na bochecha do bebê o fará virar na direção do toque com a boca aberta; esse é o reflexo de rooting, que o ajuda a encontrar a fonte de alimento, como um seio ou uma mamadeira. O bebê começará a sugar quando um toque ou uma pressão leve for aplicada no céu da boca, ativando o reflexo de sucção.

Reflexos do desenvolvimento do recém-nascido

Os reflexos que têm um papel importante no desenvolvimento de um bebê incluem o reflexo de marcha, o cervical tônico e o de preensão. Quando um recém-nascido é levantado e, em seguida, abaixado de forma que os pés toquem o chão, o reflexo de marcha vai fazê-lo imitar um movimento de caminhada.

Quando um bebê está deitado de costas com a cabeça virada para um lado, o braço do lado para qual a cabeça está virada se esticará enquanto o outro dobrará. Esse é o reflexo cervical tônico e pode ter um papel preparando o bebê para pegar coisas.

O reflexo de preensão, também conhecido como palmar, é ativado quando uma pressão leve é aplicada na palma do bebê e os dedos se fecham em um movimento de garra. Esse reflexo pode ter um papel ajudando o bebê a aprender como segurar objetos.

Reflexos protetivos do recém-nascido

O reflexo de moro ou de susto e o de Babinski podem ser dois instintos desenvolvidos como uma estratégia protetiva contra danos ou quedas. O reflexo de moro é causado quando um bebê escuta um barulho alto ou sente um movimento repentino e começa a chorar enquanto estica e retrai seus braços e pernas. O reflexo de Babinski ocorre quando a sola do pé de um bebê é alisada, fazendo o pé se fletir enquanto os dedos se separam e estendem.

Checando os reflexos dos bebês

Como os reflexos dos recém-nascidos são uma parte importante no desenvolvimento e na saúde, as examinações dos reflexos são realizadas ao nascimento e nas consultas pediátricas de acompanhamento. O pediatra avaliará se os reflexos estão presentes e se estão aparecendo e desaparecendo nos estágios corretos. Apesar dos pais poderem procurar os reflexos de seus bebês em casa, é possível perder os sinais dos reflexos, que algumas vezes são sutis. Os pais que tiverem alguma preocupação sobre os reflexos de seus bebês devem consultar um pediatra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível