Como fazer um registro de consumo de combustível

Escrito por francis j. matthews | Traduzido por valeria jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um registro de consumo de combustível
Controle o quanto seu carro consome de combustível (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O adesivo que mostra o consumo e economia de combustível em um carro novo refere-se aos resultados de testes em condições ideais. Fatores como estilo de condução, escolha da rota e peso da carga podem afetar o consumo no dia a dia de um veículo. Para monitorar essas variações você pode fazer o seu próprio registro de consumo usando um programa de planilha ou um caderno e uma calculadora.

Outras pessoas estão lendo

Caneta e papel

Você pode levar um caderno ou diário em seu carro, e caso não possua uma calculadora, terá que fazer as contas em casa. Comece por redefinir seu odômetro da próxima vez que encher o tanque. Seu diário deve ter um conjunto de colunas, cada uma com uma data, a quilometragem da viagem, os litros e o consumo de combustível. Na próxima vez que precisar encher o tanque, anote a leitura do odômetro de quilometragem rodada e os litros de combustível necessários para encher o tanque. Se quiser fazer a anotação posteriormente, pode usar o recibo do combustível e relacionar com quantidade de combustível fornecido; apenas anote os quilômetros percorridos em uma parte em branco do recibo e, em seguida, reinicie o odômetro.

Para calcular o consumo do combustível, divida os quilômetros pelos litros em uma calculadora. Você pode querer adicionar uma coluna em seu caderno para anotar as condições que podem afetar o consumo, incluindo reboque, condições meteorológicas extremas ou viagens na estrada comparadas com a condução na cidade.

Usando uma planilha

Uma vez configurado, um registro de quilometragem feito em um programa de planilha, como o Microsoft Excel ou online através do Google Docs pode simplificar o cálculo do consumo. É mais fácil usar as mesmas colunas que você usaria em um registro em papel. Embora esteja introduzindo os quilômetros percorridos e os litros após cada enchimento de tanque, é possível criar uma equação para a quilometragem em uma planilha. Como cada caixa ou célula é referida por uma combinação de letra/número, um exemplo de equação para os quilômetros por litro usando o combustível administrado na célula C2 e os quilômetros percorridos em B2 seria = B2/C2. Os programas variam, mas você deve ser capaz de copiar a fórmula para que não precise digitá-la a cada viagem feita.

Caso esteja frequentemente perto de seu computador, é possível usar o mesmo método da anotação com papel e caneta, caso contrário, um pequeno caderno pode reduzir a bagunça no veículo.

Utilizando os dados

O consumo ideal para o seu veículo deve estar listado no manual do proprietário ou estar disponível na internet. Se os números estão mais altos pode significar que uma nova rota com menos tráfego poderia ajudar ou mude seu estilo de condução tornando-o menos agressivo, e assim melhorando o consumo de combustível. O registro permite que você acompanhe os resultados das mudanças ao longo do tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível