Mais
×

Regras básicas de etiqueta para recepcionar convidados

Atualizado em 17 abril, 2017

Ser o anfitrião de uma festa significa que você estará encarregado de definir o tom do evento e certificar-se de que os convidados estão sendo bem cuidados. É mais do que simplesmente abrir a porta e sorrir, principalmente se o evento for mais complexo. Jantares podem exigir que você prepare uma refeição elaborada para os convidados, enquanto que uma noite de jogos pode significar aperitivos e outras amenidades. Independentemente do tipo de evento que você esteja promovendo, existem algumas regras básicas que se aplicam para quem quiser ser um bom anfitrião.

Como anfitrião, você está no comando da festa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Boas-vindas e apresentações

Uma das primeiras coisas que demonstram que você é uma boa anfitriã é a capacidade de fazer com que os convidados se sintam bem-vindos. Assim que chegarem, certifique-se de que todos os convidados sejam recepcionados e levados até a área do evento, seja o bar, a mesa de presentes ou a área onde os aperitivos serão servidos. Circule para ter certeza de que todos sejam apresentados. Você pode quebrar o gelo para ajudar os convidados a lembrarem os nomes dos demais, ou obter detalhes de cada um, como profissão ou cidade de residência.

Deixe que os convidados façam algo

Deixe que os convidados tenham algo para beliscar e ocupar o tempo enquanto aguardam os demais participantes do evento. Sirva drinques, canapés ou uma bandeja de queijo. Se você sabe que haverá um longo tempo de espera entre a chegada dos próximos convidados, considere criar algum tipo de jogo ou de atividade que permita que eles façam alguma atividade enquanto esperam pela festa.

Crie o ambiente

Providencie decoração, música e luzes especiais para melhorar o visual do ambiente. Você não precisa de muito: apenas alguns elementos, como uma música que combine com o tema do evento ou velas com fragrância, já demonstram aos convidados que você se preparou para a festa. Você também é responsável por marcar o clima do ambiente, então isto é algo que deve ser considerado com antecedência.

Faça com que os convidados se sintam bem-vindos

Não crie grupinhos ou fique somente perto dos amigos favoritos. Isto pode fazer com que os convidados se sintam excluídos. Como anfitrião, seu trabalho é circular de grupo em grupo, entrando na conversa de modo informal, checando se os convidados precisam de mais drinques ou apenas para saber se estão bem. Não obrigue os convidados a conversarem com todos os outros se eles não quiserem. Permita que conheçam os demais casualmente, sem que sintam a pressão de conversar apenas porque precisam.

Despedida

Evite que os convidados saiam da festa sem que você perceba. Assim como a chegada deve ser hospitaleira, a partida deve ser educada. Peça licença para sair de outras conversas e leve-os até a porta. Se quiser, presenteie-os com pequenas lembranças, como balas de chocolate, uma nota de agradecimento ou uma garrafa de vinho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article