Rejuvenescendo a sua casa

Escrito por rebecca ford | Traduzido por eliseu cesario
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Algumas mudanças cosméticas podem revitalizar sua causa, sem os custos da reforma

Rejuvenescendo a sua casa
Luzes e arranjos de móveis são duas maneiras rápidas de renovar sua casa sem gastar muito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você possuir habilidade com pincel e não tiver medo de se sujar um pouco, poderá fazê-lo.

— Jill Valeri, design de interiores

Muita gente gostaria de melhorar seus lares com mudanças estruturais significativas, mas frequentemente não podem arcar com reformas tão caras. Uma solução fácil seria fazer mudanças apenas estéticas. Modificações estéticas vão além de aplicar uma nova camada de tinta em uma parede. De travesseiros a pôsteres, cadeiras e cortinas, há muitas maneiras de dar uma nova aparência sem esvaziar o caixa, seja para continuar morando na casa ou para vendê-la. "Se você possuir habilidade com pincel e não tiver medo de se sujar um pouco, poderá fazê-lo", diz Jill Valeri, presidente da Welcome Home Interior Design Solutions, em Maryland.

Identificando as prioridades

Faça uma lista das melhorias que você gostaria de fazer; destas, retire as menos urgentes e separe as mais baratas. Esse é um bom começo e no tópico seguinte há mais sugestões.

O primeiro passo, e talvez o mais desafiador, é observar a sua casa com um olhar crítico e imaginar como realmente poderia trabalhar neste espaço.

Muitas pessoas possuem salas de estar formais, onde nunca vão, mas poderiam usá-la como uma oficina, por exemplo. Ou gostariam de trocar a sala de estar pela de jantar porque as dimensões ou os locais fariam mais sentido de outro jeito.

"Você não pode se conformar com o que os cômodos 'deveriam ser", diz Valeri. "Em vez disso, pense em como você vive de verdade na sua casa."

Para algumas pessoas, porém, mesmo mudanças apenas estéticas podem ser um enorme desafio. Só por ir à loja comprar material pode ser difícil, se você não estiver preparado.

"Ao ver as cores de tintas em uma loja de materiais, é assustador a quantidade de cores," diz Valeri.

No entanto, há maneiras de vencer esses obstáculos.

Tenha um plano

Nada será feito, ou ao menos bem feito, se não houver planejamento prévio. É importante relacionar os itens necessários, os preços e as quantidades.

Primeiramente, não tente fazer tudo de uma vez, alerta Kathy Passarette, proprietária da empresa de decoração de interiores Creative Home Expressions, em Long Island, Nova Iorque.

"Será não somente desastroso, mas você chegará a um ponto em que apenas quer acabar tudo de uma vez e certamente não ficará feliz," diz Passarette.

Outra maneira de encarar os desafios, diz Valeri, é encontrar uma "fonte de inspiração", seja ela arte, uma área do tapete ou um tecido de cortina. Escolha uma inspiração que contenha todas as cores que pretende para aquele espaço e use essa inspiração para diminuir as opções de cores.

Quando já tiver escolhido o esquema de cores, o próximo passo, e mais lógico, é começar com as paredes. A maioria das casas tem paredes de cor beige ou branca, o que deixa os proprietários com muitas opções. Tinta? Papel de parede?

Guarde na mente seu esquema de cores. Muita gente decide que quer uma parede em destaque, mas escolhe uma cor que nada tem a ver com o restante da sala. "Eles terão esta fabulosa parede borgonha nesta casa beige e vai ser algo gritante, porque não há nada para equilibrar," diz Valeri.

Um truque simples para lidar com uma grande parede vazia é fazer molduras com moldes e preenchê-las com uma cor viva ou um papel de parede. "É um jeito agradável e fácil de colocar em destaque em um espaço muito grande, sem gastar grandes valores", diz Valeri.

Quando você tiver a arte, terá de pendurá-la. A maioria das pessoas põe os quadros muito alto, diz Lauri Ward, fundadora do Use What You Have Interiors, em Nova Iorque. Ponha o quadro onde você acha que deverá ficar, ela sugere, e depois abaixe 7 cm. "Funciona sempre", continua.

Ward também sugere deixar uma parede de um cômodo branca, para descansar os olhos.

Finalmente, acrescente uma nota arquitetônica ao cômodo. Você pode criar alguma coisa ou reconstruir o que já estiver lá, por exemplo, com algum ornamento ou uma moldura. Quase tudo isto é carpintaria básica, que mesmo novatos podem fazer, afirma Valeri.

Que haja luz

Muitas casas têm uma iluminação deficiente, seja natural ou artificial. Uma boa iluminação colocará em destaque a decoração já existente e a que você criou.

A iluminação é um dos aspectos mais importantes de um cômodo. Mudando os pontos de luz ou adicionando luz indireta você pode dar ao cômodo uma aparência totalmente diferente.

"Se um cômodo não estiver corretamente iluminado, nunca parecerá tão acolhedor como deveria", diz Valeri. Ela sugere acrescentar dimmers, para controlar o nível de luz para diferentes atividades.

Ao invés de comprar apenas uma lâmpada, Ward sugere comprar duas. Pares de lâmpadas podem ajudar a unificar o cômodo e também acrescentar funcionalidade. "Eu gostaria de ganhar um dólar para cada casa em que estive que só tinha uma lâmpada de um lado do sofá e as pessoas tinham que se revezar para ler".

O conceito de que usar um par ajuda a unificar o cômodo se aplica a qualquer outra coisa que venha em pares. "É verdade, pares nunca são demais", diz Ward. "Você precisa de quantos pares forem possíveis em um cômodo".

Arrumar os móveis pode ajudar

Trocar os tecidos dos sofás ou poltronas e acrescentar uma mesa de leitura ou uma poltrona especial dão toque especial à sala ou ao quarto.

Outra maneira fácil de melhorar sua sala é colocar novas coberturas nas almofadas ou no sofá, diz Ward. Coberturas de algodão em almofadas vão clarear um sofá escuro nos meses de verão.

"Deixe um lençol no braço de sua poltrona favorita ou no sofá para relaxar com um bom livro ou para ver um filme tarde da noite", diz Passarette. Isso acrescentará uma explosão de cores, além de ser útil.

Arrumar a desordem em uma casa já faz uma enorme diferença, enfatiza Passarette. "Pegue algumas cestas para reunir coisas como controles remotos, livros, DVDs ou CDs", ela diz. Isso adicionará textura também.

E também agrupe coisas similares, ao invés de espalhá-las pela casa. "Se você colocar tudo junto em um lugar só, parecerá importante", diz Ward.

Finalmente, compre móveis que tenham encaixes para quando guardá-los, como banquinhos e mesas de café.

"Psicologicamente, eles respiram quando vão para casa", diz Ward, sobre os proprietários, quando voltam para uma casa organizada. "Eles não se sentem sufocados com a aglomeração".

Dicas & Advertências

  • Essas ações, mesmo que baratas e que não alteram a estrutura da casa, dão um ar de renovação e de juventude para qualquer casa. Uma casa rejuvenescida também rejuvenesce seus moradores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível