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Como relaxar seus pés cansados e doloridos após um longo dia

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

A dor nos pés é causada por uma variedade de problemas, às vezes crônicos e, por vezes, repentinos. Não importa sua idade, é normal os seus pés ficarem doloridos e cansados após um dia difícil ou ocupado. Felizmente, uma vez que você esteja em casa, há maneiras de tratar a dor e a exaustão.

Instruções

A circulação do pé e a tensão muscular se beneficiam de uma massagem (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Escalda-pés

  1. Encha uma bacia ou balde com água morna o suficiente para cobrir os topos de seus tornozelos quando seus pés estiverem submersos.

  2. Adicione um punhado de sais de Epsom à água, agitando a mistura até os sais estarem dissolvidos. Óleos de hortelã-pimenta ou florais também podem ser acrescentados ao banho nesse momento.

  3. Mergulhe os pés por 15 a 20 minutos ou até que a água esfrie. Adicione mais água quente se a temperatura cair muito rapidamente.

  4. Retire os pés e delicadamente seque-os com uma toalha.

    Banho com água fria (Alternativo)

  1. Encha uma bacia ou balde com água fria ou morna e várias xícaras de gelo.

  2. Adicione um fio de óleo de melaleuca ou solução comercial para pés.

  3. Mergulhe cada pé por 30 segundos.

  4. Seque cada pé com uma toalha rápida e completamente, esfregando entre os dedos e ao longo da sola para aumentar a circulação.

    Massagem

  1. Esfregue extrato de hortelã, pinho ou óleo de melaleuca, cânfora ou alecrim nas solas e ao longo dos dedos.

  2. Pressione com firmeza a sola do seu pé com ambos os polegares, acariciando lentamente a base dos dedos em direção ao calcanhar. Passe mais um tempo na bola e arco do pé, adicionando um pouco mais de pressão conforme se move por essas áreas.

  3. Torça o pé com ambas as mãos, movendo o punho para a frente e para trás, lateralmente, conforme passar pela barriga do pé.

  4. "Estale" seus dedos puxando-os com firmeza, mas com cuidado, se desejar.

    Alongamento

  1. Fique de pé ou sentado, pressionando a bola do seu pé contra uma superfície sólida. Seu pé deve ficar em um ângulo de 45 graus com seu corpo.

  2. Estique durante 15 a 30 segundos, levando o calcanhar em direção ao corpo e mantendo a bola do pé pressionada contra a superfície sólida.

  3. Repita três vezes em cada pé.

Aviso

  • Se você sofre com dor crônica no pé, consulte um médico, já que problemas mais gerais ou graves podem estar ocorrendo.

O que você precisa

  • Água (quente ou fria)
  • Toalhas
  • Banheira ou balde
  • Sais de Epsom
  • Óleos florais
  • Óleo e / ou extrato de hortelã-pimenta
  • Óleo de melaleuca
  • Cânfora ou alecrim
  • Solução para pés encontrada em farmácias (opcional)
  • Cubos de gelo
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