Mais
×

Remédio caseiro para cães com gases

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É normal que um cachorro passe por crises de gases ocasionalmente, para a tristeza de seu dono. No entanto, alguns apresentam problemas de gases crônicos, tornando difícil permanecer no mesmo local com o animal. Algumas raças, como os boxers, são mais propensos a ter gases com frequência. Como a dieta é geralmente a causa do problema, alguns remédios caseiros podem oferecer alívio.

Problemas de gases em cães são normais

Remédios para a hora do jantar

Monitorar a dieta do cachorro e eliminar as substâncias que formam gases em seu sistema digestivo pode ser a maneira mais fácil de reduzir o problema. Verifique a embalagem da ração para conferir se há inclusão de produtos de soja ou com grande teor de fibras. Ambos podem causar gases em cães, e quanto mais próximos tais itens estiverem do topo da lista de ingredientes, maior será a concentração deles na ração. As rações comerciais mais baratas podem conter uma grande quantidade de fibras não digeríveis. Sobras de comida podem causar estragos no sistema digestivo de alguns cães. Se você gosta de dar pedaços de seu jantar, elimine essa prática temporariamente e introduza apenas um item de comida por semana, para determinar o que provoca os gases. Os culpados geralmente são repolho, cebola, feijão e couve-flor. Além de certos alimentos que causam gases no seu cão, o jeito que ele come pode contribuir para o problema. Quando os cães engolem a comida com pressa, eles podem engolir ar, o que pode causar flatulência. Alguns donos de animais colocam um item não comestível, como uma bola de tênis, na tigela do animal, obrigando-o a ir mais devagar e comer ao redor do objeto. Da mesma forma, se mais de um cão é alimentado ao mesmo tempo, ambos podem engolir a comida apressadamente para evitar que o outro coma.

Remédios neutralizadores

Existem produtos que ajudam o sistema digestivo canino a quebrar as enzimas dos alimentos, reduzindo o gás. Em casa, o iogurte natural pode ajudar a resolver o problema, introduzindo culturas de bactérias benéficas no estômago do animal e ajudando na sua digestão. Quando a flatulência do cão causa um odor extremamente desagradável, a adição de carvão ativado em sua ração pode diminuir o cheiro. Disponível em lojas especializadas e farmácias, ele pode ser misturado à ração em uma concentração aproximada de 1/2 colher de chá para cães maiores e 1/8 colher de chá ou menos para raças de pequeno porte.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article