×
Loading ...

Como curar flatulência em gatos

Atualizado em 17 abril, 2017

A flatulência felina é normalmente mais um incômodo que um problema grave de saúde. Geralmente, um gato com excesso de gases precisa ter sua dieta ou hábitos alimentares ajustados. A flatulência pode ser experimentada por todas as espécies de mamíferos e pode ser eliminada por eructação (arroto) ou através do reto. O gás pode ter cheiro de enxofre, o que pode indicar a presença de proteínas em certos alimentos no estômago. Várias coisas podem causar gases em gatos, como muitos tipos de carboidratos, alergias ou outros problemas digestivos. O gás pode ser um indicativo de inchaço abdominal e dor, por isso deve ser analisado.

Instruções

A flatulência felina é normalmente mais um incômodo que um problema grave de saúde (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Veja como o gato come. Se come rápido demais, pode gerar gás por meio do ar engolido. Isso pode ser um problema em particular se houver mais de um animal em casa. O gato pode estar ansioso, um pouco intimidado e, portanto, comer rapidamente, com medo de que um dos outros animais comerão sua comida. Tente alimentá-lo em um quarto só para ele. Se não há outros animais, tente mudar a localização do alimento encontrando um lugar mais relaxante para ele. Por exemplo, algumas pessoas tendem a colocar a comida do seu animal de estimação em lugares perto da lata de lixo ou área de serviço. Talvez a atividade ou ambiente está deixando o gato ansioso, o que pode torná-lo mais rápido ao comer do que deveria. Além disso, tente alimentá-lo com menos alimentos em cada tigela e com mais freqüência.

    Loading...
  2. Verifique o tipo de alimento que está sendo consumido. Observe o tipo de alimento que o gato está ingerindo. Os gatos podem ser intolerante à lactose, assim como os humanos. Eles também podem ter problemas para digerir leite ou produtos lácteos. Eliminar um alimento de cada vez, como o leite, incluindo alimentos de gato que podem contê-lo. Às vezes, "comida de gente", como ovos ou mesmo peixe de atum, pode não ser facilmente tolerada por gatos. Tome notas cada vez que eliminar cada alimento que o gato come regularmente. Isso pode ser útil se tiver que procurar ajuda médica para o gato.

  3. Mude a comida para animais. Considere comprar alimentos para animais que contenham que contenham uma menor quantidade de ingredientes como trigo, milho ou soja. Em particular, a soja é conhecida por causar flatulência em gatos. Encontre alimentos que contenham menos produtos químicos e sejam preparados mais naturalmente. Pode ser necessário tentar várias marcas de comida de gato, antes de encontrar uma que o gato esteja interessado em comer e a tolere.

  4. Dê ao animal um remédio anti-flatulência. Tente usar anis como um remédio herbal, para aliviar os gases e para a digestão saudável. Erva-doce também pode ser usada para ajudar a aliviar os sintomas de gás e inchaço na digestão. Foeniculum vulgare e fosfato de magnésio C6 também podem ser eficazes para o alívio da azia, náuseas e gás em gatos.

Loading...

Dicas

  • Exercícios são bons para os gatos e pode ajudar a digestão, por isso, brinque com o animal regularmente.
  • Certifique-se de que há sempre água fresca disponível para o gato.
  • Ajustar alimentos gradualmente, uma vez que mudanças dietéticas podem também causar gás, bem como a diarreia.
  • Se o gato já estava acostumado a ter ar fresco, considere passear com ele periodicamente.

Aviso

  • Se outros sintomas - como diarreia ou vômitos regulares - estão presentes, procure um médico veterinário, pois isso pode indicar uma doença mais grave.
  • Certifique-se de que o alimento úmido é sempre fresco e não foi colocado a muito tempo.

Referências

Loading ...
Loading ...