on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Remédio para dor de ouvido canina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os cães têm dores de ouvido devido aos ácaros, infecções e fungos. Os sintomas podem incluir pele escamosa e seca na orelha, corrimento marrom, e sinais de desconforto físico, como excesso de coceira e sacudimento excessivo da cabeça. Tratar as causas de infecções e outras dores de ouvido ajudam a remover o problema, bem como a dor. Uma compressa quente pode ser aplicada ao exterior da orelha de um cão para aliviar a dor.

Dor de ouvido canina (Dog of breed dachshund on a chain as a sentry dog image by Dzmitry Lameika from Fotolia.com)

Remédios caseiros para dor de ouvido canina

Óleo de fígado de bacalhau, óleo de vitamina E e óleo de oliva normal são bons remédios caseiros que irão condicionar a orelha do seu cão e proporcionar o alívio da coceira. Adicione duas ou três gotas desses óleos no ouvido do seu cão com um conta-gotas. Massageie a orelha com cuidado para que os óleos entrem mais profundamente no canal auditivo. Não é preciso lavar e pode ser repetido todos os dias.

O vinagre de maçã é um bom remédio caseiro para dores de ouvido do cão, pois ajuda a matar os microrganismos que podem estar causando uma infecção, e também dissolvem a cera do ouvido e outros detritos no interior do canal auditivo. Diluia partes iguais de vinagre de maçã e água morna, em seguida, aplique a solução com uma bola de algodão. O vinagre de maçã tem propriedades anti-fúngicas e antibacterianas que podem ser benéficas em impulsionar o sistema imunológico de seu cão. Adicione uma gota de vinagre de maçã à ração de seu cão todos os dias como um reforço imunológico para ajudar a combater infecções de ouvido.

O alho é um antibiótico natural e é um bom remédio caseiro para usar em cães. Amasse dois dentes de alho em 20 gotas de óleo de oliva durante a noite. Coe o líquido e use um conta-gotas para aplicar duas gotas no ouvido do cão. Você também pode comprar óleo de alho em supermercados.

Chá de óleo de árvore também pode ser utilizado para tratar a dor de ouvido do cão. Ele é eficaz no tratamento de causas de fungos e bactérias de dores de ouvido, mas só é seguro para uso em cães (nunca usá-lo em gatos).

Loading...

Prevenção

A água pode entrar no ouvido do seu cão durante o banho. Coloque bolas de algodão nos ouvidos do seu cão para mantê-los secos. Use um pano seco para limpar delicadamente o interior das orelhas secas após o banho. Faça semanalmente a limpeza dos ouvidos e examine as orelhas do seu cão com frequência para detectar quaisquer sinais de infecção ou inflamação. Alimentar seu cão com uma dieta saudável, e incluir suplementos de vitamina C, ajudam a impulsionar o sistema imunológico.

Cuidados

Fale com o veterinário do seu cão sobre dores e infecções de ouvido. Infecções de ouvido às vezes podem ocorrer a partir de alergias alimentares ou outras condições médicas. Peça ao veterinário que examine seu cão para ver se há algum problema de saúde mais grave.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...