Remédio para a tosse e corrimento nasal

Escrito por lee morgan | Traduzido por sonia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A tosse e o corrimento nasal ocorrem muitas vezes em simultâneo, e um sintoma é frequentemente a causa do outro. Quando o muco começa a pingar dos seios nasais para a garganta, temos o que se chama gotejamento pós-nasal. Isto pode irritar o revestimento da garganta, o que pode originar a tosse. Existem remédios para ambos os sintomas, e por vezes tratar o corrimento nasal é suficiente para a tosse também parar.

Outras pessoas estão lendo

Parar a causa

De acordo com a "Mayo Clinic" deve-se usar anti-histamínicos e descongestionantes para a tratar o corrimento nasal. O tratamento padrão para o gotejamento pós-nasal e para os sintomas de alergia é a combinação destes dois tipos de medicamento. Os anti-histamínicos têm uma qualidade sedativa que irá acabar também com a tosse. Se a causa do corrimento for uma infeção bacteriana, arranje uma receita para antibióticos.

Em alguns casos, o corrimento nasal pode ser causado pela doença de refluxo gastro-esofágico (DRGE), quando o conteúdo do estomago sobe até à garganta e até aos seios nasais durante a noite quando a pessoa está dormindo. Na manhã seguinte, os seios nasais vão drenar o muco novamente para a garganta, causando mais tosse e irritação.

De acordo com o site ENTNet.org, quando se for deitar, deve-se elevar a cabeça entre quinze a vinte centímetros e tentar não comer nem beber nada nas três ou quatro horas anteriores à sua hora de dormir.

Remédio natural

Um método eficaz para combater o corrimento nasal é limpar todo o muco e secar os seios nasais usando a irrigação salina e um vaso de irrigação nasal ou uma conta-gotas nasal.

Prepare uma solução usando cerca de 230 ml de água quente e um quarto de uma colher de chá de sal sem iodo. Mexa para dissolver o sal. Se tiver um vaso de irrigação, encha-o com a solução de água salgada. Vire a sua cabeça para um dos lados e ponha o seu queixo para dentro. Posicione a goteira do seu vaso de irrigação na sua narina superior e comece a pôr o líquido lá para dentro. Aconselha-se que respire pela boca em vez de segurar a respiração e a deixar a solução percorrer seus seios nasais e sair pela narina inferior. Repita o processo do outro lado, para ficar bem irrigado. Se não tiver um vaso de irrigação nasal, pode=se pôr a água nas narinas usando um conta-gotas ou uma seringa nasal.

Mantenha o muco fino

Enquanto espera que o medicamento faça efeito e alivie o corrimento nasal e a tosse, deve-se tentar manter o muco fino. O muco mais espesso pode obstruir a garganta, causando mais irritação e episódios de tosse.

Beba bastante água para ajudar a assegurar que o corrimento se mantenha o mais fino e fluido possível. Embora possa não parar a tosse, bastará assoar o nariz para o manter limpo e impedir que esteja constantemente a tossir e expelir muco espesso.

Além disso, uma boa hidratação é sempre benéfica para o corpo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível