Remédios caseiros para cutículas quebradiças e mãos ressecadas

Escrito por lisa parris | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios caseiros para cutículas quebradiças e mãos ressecadas
Remédios caseiros para cutículas quebradiças e mãos ressecadas (Pamela Follett/Leaf Group)

Acontece todos os anos. A baixa umidade do ar no inverno combinada ao tempo frio deixam a pele mais ressecada, fazendo com que suas mãos, antes hidratadas, fiquem com cutículas quebradiças e pele rachada, chegando até a sangrar. Mesmo que o tempo esteja quente, certos produtos químicos agressivos, o hábito de esfregar as mãos e a falta de hidratante podem deixar suas mãos vermelhas e ásperas. Para acalmar a pele, tente usar algum dos remédios abaixo.

Outras pessoas estão lendo

Durante a noite

Trate de cutículas quebradiças e pele ressecada usando um hidratante noturno. Comece preenchendo o interior de um par de luvas de algodão com uma camada fina de vaselina. Em seguida, cubra as mãos com uma camada espessa de creme para as mãos. Se não tiver um creme, você pode usar gordura vegetal ou misturar uma colher de chá de mel em meia xícara de maionese e colocar algumas gotas de limão. Aplique essa mistura nas mãos, cobrindo-as por completo, dando atenção especial à base das unhas. Coloque as luvas no micro-ondas por dez segundos na potência alta e coloque-as por cima do creme. Use-as durante a noite, de modo que o creme possa penetrar na pele enquanto as luvas a protegem dos elementos exteriores. Pela manhã, retire as luvas e enxágue a mistura com água fria.

Durante o dia

Passe hidratante nas mãos diversas vezes ao dia. Procure produtos com fórmulas de cuidados intensivos que contenham manteiga de karité ou vitamina E, pois esses ingredientes ajudam na cicatrização da pele, além de combater as condições causadas pelo clima, como por tempo seco, frio ou vento. Se não encontrar algum creme com esses componentes, escolha um que lhe pareça bom e acrescente você mesmo a vitamina E. Você pode comprar cápsulas dela em lojas de produtos naturais e aplicá-la diretamente à pele. Aqueça as cápsulas um pouco, segurando-a na palma da mão e, em seguida, fure a camada protetora. Aperte de leve para liberar o óleo, esfregando-o na pele áspera, seca, rachada ou vermelha. A planta do aloe vera também pode ser usada como uma fonte similar e menos cara de vitamina E. Quebre um pedaço da planta e esfregue a parte exposta na área afetada da pele. O suco da planta penetra na pele, aumentando a eficiência da cicatrização.

Lavar as mãos

Lavar as mãos evita a ocorrência de infecções e ajuda a manter-se saudável, mas o sabonete pode pesar na pele. Tenha o hábito de levar um pequeno frasco de sabonete com propriedades hidratantes em vez de usar produtos mais agressivos que costumam ser usados em banheiros públicos. Não use o secador de mãos, pois o ar quente ressecará a pele das mãos, removendo os óleos protetores da pele. Seque as mãos com papel toalha ou leve seus próprios lenços. Imediatamente após lavar as mãos, passe um hidratante - loção, creme para mãos ou creme de pele - e espalhe por ao menos dois minutos, de forma a permitir que os agentes emolientes penetrem na pele e substituam a umidade que foi retirada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível