Como remover arranhões de madeira pintada com laca

Escrito por elton dunn | Traduzido por ivan st. clair
Como remover arranhões de madeira pintada com laca
Aprenda a consertar móveis laqueados (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A laca dá um belo e colorido acabamento a móveis de madeira. Porém, riscos e danos são muito aparentes e difíceis de esconder. Dependendo da gravidade e tamanho dos riscos, há várias opções para consertar estes defeitos. Separe uma tarde para consertar seus móveis. Trabalhe em uma área bem iluminada para enxergar bem o que está fazendo. Tirar muita tinta pode remover a laca por completo.

Instruções

  1. 1

    Cubra pequenos riscos com um removedor de riscos, isto é, um tipo de canetão com ponta de feltro, usado para restaurar móveis. É possível achar esse removedor em lojas de conserto de móveis ou de artes. Isso funciona apenas com riscos bem finos.

  2. 2

    Esfregue um pouco de cera automotiva sobre o móvel para camuflar riscos menores, caso não encontre um removedor de riscos. Aplique a cera com uma flanela. Reaplique uma nova camada de cera a cada dois meses para manter o móvel com aparência de novo.

  3. 3

    Molhe uma lixa de papel 1200 em um balde de água se precisar livrar-se de um risco grande ou vários riscos. Esfregue a lixa molhada na área riscada para remover uma das camadas da tinta. Lixar uma camada de tinta fará com que os riscos misturarem-se com o resto do acabamento. Use o balde para umedecer a lixa e também limpá-la. Depois de ter lixado toda uma camada, pare de lixar.

  4. 4

    Seque o móvel com uma flanela limpa. Passe um pouco de polidor na madeira. Esfregue o polidor na peça com uma esponja velha para remover uma fina camada de laca.

  5. 5

    Tire o polidor com uma flanela limpa. Limpe todos os resíduos do produto, já que ele vai continuar a corroer a tinta se deixado.

  6. 6

    Aplique uma camada de cera automotiva para restaurar o brilho do móvel, da mesma maneira feita no passo 2.

O que você precisa?

  • Removedor de riscos
  • Cera automotiva
  • Lixa de papel 1200 molhada
  • Balde
  • Flanela
  • Polidor
  • Esponja

Lista completaMinimizar