×
Loading ...

Como remover a calota de proteção de um alto-falante

Atualizado em 20 julho, 2017

O reparo de um alto-falante pode ser uma tarefa tediosa e, sem uma mão firme, é possível danificá-lo permanentemente. Ao fazer a troca do cone ou bobina do alto-falante, é necessário remover a calota de proteção antes. Você pode destruir essa calota e trocá-la mais tarde ou removê-la gentilmente para ser recolocada depois. De qualquer modo, é necessário ter cuidado para não danificar a bobina, o cone ou qualquer outra parte do alto-falante.

Instruções

Tenha cuidado para não danificar o alto-falante ao substituir sua calota protetora (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Destruindo a calota protetora

  1. Faça um corte em "X" no centro da calota protetora. Utilize seus dedos para localizar o centro da calota, sendo que deve ser possível apertá-la sem muita resistência. Com uma faca, comece um corte em X no centro e continue cortando lentamente para fora em cada direção, tendo cuidado para não furar nenhuma parte do alto-falante além da calota protetora. Não empurre muito a faca para evitar danificar a bobina sensível.

    Loading...
  2. Retire com cuidado a calota protetora. Assim que você cortar um "X" nela, é possível utilizar seus dedos e a faca para removê-la lentamente. Comece pelas bordas da calota, cortando o perímetro conforme necessário para retirá-la. Deixe ao lado cada pedaço para evitar que detritos caiam na bobina.

  3. Utilize um pedaço de fita adesiva para limpar os pedaços da calota protetora que possam ter caído na bobina. A calota pode estar quebradiça, o que pode fazer com que pedaços caiam na bobina. Retire cuidadosamente esses pedaços utilizando o lado adesivo da fita.

    Preservando a calota protetora

  1. Posicione sua faca de forma paralela ao cone do alto-falante. É importante que você tenha cuidado para manter a faca em cima do cone, pois mesmo uma pequena perfuração nele pode arruinar o som do alto-falante.

  2. Corte ao redor das bordas da calota protetora. Mantenha a faca bem na borda da calota e tente cortar lentamente e o mais rente possível para preservar a estética do alto-falante. Corte um pouco por vez e, rotacionando o alto-falante, vá cortando mais até o final.

  3. Quando estiver cortando, deixe um pequeno pedaço no final do circulo para que funcione como uma dobradiça. Esse pedaço deve ser grande o suficiente para que segure a calota protetora no lugar. Dobre a calota para trás e utilize um pedaço de fita para grudá-la ao cone do alto-falante. Ao terminar o trabalho, você pode retirar a fita e recolocar a calota protetora facilmente no lugar.

Loading...

Dicas

  • Utilize a menor faca que encontrar para que você tenha uma precisão maior.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...