×
Loading ...

Como remover esmalte de móveis de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como superfícies de madeira são porosas, qualquer líquido derramado sobre elas irá se infiltrar no material, descolorindo-o. Caso a madeira tenha um acabamento em verniz ou poliuretano, a infiltração será menor, mas ainda assim a superfície será manchada. A melhor maneira de remover o esmalte e a mancha causada por ele é usando uma espátula de plástico, álcool isopropílico e uma palha de aço fina. Além disso, aplicar um produto de acabamento para madeira após a limpeza irá devolver um pouco da cor à área manchada.

Instruções

Raspe cuidadosamente o esmalte derramado em seu móvel usando uma espátula de plástico (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Usando um pano limpo, enxugue o esmalte ainda molhado da superfície de madeira, tendo cuidado para não espalhar mais o líquido. Coloque a ponta da espátula de plástico sobre local afetado e raspe cuidadosamente todo o esmalte seco.

    Loading...
  2. Coloque uma quantidade pequena de álcool isopropílico em um pano limpo e, fazendo movimentos circulares, esfregue-o sobre a mancha na madeira para remover o máximo possível do esmalte. Se ainda assim a mancha persistir, esfregue a área usando uma palha de aço fina até que ela tenha sido totalmente removida.

  3. Aplique uma camada de acabamento para madeira (verniz, poliuretano) na área restaurada com uma escova pequena ou um cotonete para deixá-la parecida com o restante da superfície.

Loading...

Dicas

  • Se não conseguir remover o esmalte com a espátula, derrame um pouco de água quente sobre o produto seco para amolecê-lo.

Aviso

  • Se o móvel em questão for antigo e a mancha tiver um tamanho considerável, é melhor contratar um profissional para fazer a limpeza e restauração da peça.

O que você precisa

  • Panos limpos
  • Espátula de plástico
  • Álcool isopropílico
  • Palha de aço fina, de preferência 0000
  • Acabamento para madeira
  • Escova pequena/cotonete

Referências

Loading ...
Loading ...