Mais
×

Como remover os espaços em branco de uma tabela dinâmica

Os espaços em branco de uma tabela dinâmica podem ser uma distração para o leitor. Elas tomam o espaço utilizando colunas e linhas. Se a tabela estiver impressa, os espaços podem levar a um desperdício de papel. Sobretudo, sua presença pode tirar a atenção dos dados importantes, que são a verdadeira razão para criar a tabela. Apresentando uma tabela dinâmica livre de espaços em branco, os leitores aos quais ela é direcionada assimilarão os fatos mais rapidamente e permitirão que você explique a informação visível, em vez de ficar prestando atenção a um defeito.

Instruções

.
  1. Selecione qualquer célula dentro do relatório da tabela dinâmica para ativar sua barra de ferramentas. Clique no ícone "Atualizar dados".

    .
  2. Clique no campo de dados da lista suspensa, na primeira coluna da tabela dinâmica. Desmarque a caixa de seleção próxima à opção "(em branco)". Clique em "OK".

    .
  3. Se houver outro campo de dados de lista suspensa na mesma coluna, selecione-o e desmarque a caixa próxima à opção "(em branco)". Clique em "OK". Repita este passo até que todos os campos de dados da coluna tenham as opções de filtragem para "(em branco)" desmarcadas.

  4. Selecione o primeiro campo de dados de lista suspensa, na primeira linha da tabela dinâmica, e desmarque a opção de tipo de filtragem "(em branco)".

    .
  5. Repita o passo 4 para cada campo de dados que tenha uma lista suspensa de filtragem.

    .

Dicas

  • Quanto mais campos de dados de listas suspensas houver na tabela, mais importante será desmarcar as opções de filtragem "(em branco)". Se apenas um delas for esquecida, depois de atualizar, alguns espaços podem aparecer.
  • Se você tem uma tabela dinâmica pequena, que exiba poucos dados, os espaços podem não importar muito. Contudo, quando há centenas de linhas, contar os espaços em branco será um fardo consumidor de tempo. É melhor desmarcar todos os espaços e tirá-los do caminho, para suavizar o relatório.

O que você precisa

  • Microsoft Excel 2003 ou posterior
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article