Mais
×

Como remover leite achocolatado seco de roupas

Atualizada July 22, 2017

Manchas de chocolate são conhecidas por serem difíceis de remover das roupas e leite achocolatado não é uma exceção. Embora o ideal seja limpar as manchas assim que ocorrem, é possível removê-las mesmo depois de secarem no tecido – isso é, se você estiver disposto a testar várias técnicas até obter o resultado esperado.

Instruções

Manchas de leite achocolatado são um desafio, mas é possível recurar a roupa com um pouco de esforço (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Deixe a roupa manchada mergulhada em água fria por várias horas. Use um balde ou uma tigela grande para que o tecido fique isolado. Adicione bicarbonato de sódio ou pó oxigenado à água para ajudar a desfazer a mancha.

    Deixe a roupa mergulhada em água fria para ajudar na remoção da mancha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Tire a roupa da água e pingue algumas gotas de detergente de lavar pratos diretamente sobre a mancha. Esfregue o tecido entre as juntas de ambas as mãos, frequentemente mergulhando a peça novamente na água para enxaguar as partes da mancha que forem se soltando. Se apenas esfregar com as mãos não funcionar, use uma escova de dentes velha para esfregar a mancha com o detergente de lavar pratos.

    Esfregue com as mãos a roupa antes de colocar na máquina de lavar (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  3. Enxágue e torça a peça de roupa. Borrife o spray para tratamento de manchas diretamente na mancha.

    Use um removedor de manchas em spray depois de esfregar a roupa para certificar-se de remover a mancha por completo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  4. Lave a roupa em uma máquina de lavar com detergente de roupas comum. Coloque um alvejante para tecidos coloridos caso a roupa seja escura ou em cores vivas, ou um alvejante comum para roupas brancas. Você também pode acrescentar bicarbonato de sódio ou pó oxigenado no ciclo de lavagem.

    Use um alvejante comum ou para roupas coloridas, aumentando a chance da remoção da mancha ser bem sucedida (Martin Poole/Lifesize/Getty Images)
  5. Confira a mancha assim que o ciclo de lavagem terminar. Repita os passos 2 e 4 até remover toda a mancha.

    Confira a mancha antes de decidir o que fazer em seguida (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Avisos

  • Não coloque a roupa na secadora até remover a mancha totalmente. Se expor a roupa ao calor, a mancha ficará mais entranhada no tecido e muito mais difícil de ser removida.
  • Seja cuidadoso ao usar o alvejante, até mesmo em roupas brancas. Deixar as roupas em contato com o alvejante por muito tempo pode enfraquecer as fibras.

Coisas Necessárias

  • Água fria
  • Balde ou tigela grande
  • Bicarbonato de sódio
  • Pó oxigenado
  • Detergente de lavar pratos
  • Escova de dentes ou outra escova pequena
  • Spray de tratamento de manchas
  • Detergente de lavar roupas
  • Alvejante para tecidos coloridos
  • Alvejante comum
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article