×
Loading ...

Como remover manchas de ferrugem deixadas pela água de poço nas roupa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As manchas de ferrugem podem ser difíceis de serem removidas. Muitas vezes elas são deixadas pela água de poço nas pias, nos vasos sanitários e até mesmo nas roupas. A melhor opção para remoção de manchas de ferrugem é que elas sejam limpas o mais rápido possível depois que aparecem, mas nem sempre isso é possível. Algumas vezes, a mancha só é vista depois que a roupa já foi lavada e secada; mesmo assim, essas manchas ainda podem ser removidas.

A ferrugem pode deixar manchas marrom-avermelhadas nas suas roupas (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)

O que é a ferrugem?

Para se remover essas manchas da maneira correta, é preciso primeiro entender exatamente o que é a ferrugem. A ferrugem, também conhecida pelo seu nome científico de óxido de ferro, é um composto que se forma com a combinação de ferro e oxigênio em locais com água presente. Esse processo é chamado de oxidação, mais comumente conhecido como enferrujamento ou corrosão.

Loading...

Manchas de ferrugem

As manchas de ferrugem têm uma colocação marrom-avermelhada, especialmente em tecidos. Nas roupas, elas podem ser causadas pelo uso de água de poço com altas concentrações de ferro. Na maior parte das vezes, essas manchas podem ser evitadas com o uso de um bom sistema de filtragem no poço, usado para eliminar a maior parte dos minerais indesejados encontrados em poços. Infelizmente, nem sempre isso irá impedir as manchas de aparecerem.

Remoção de manchas de ferrugem

O suco de limão (ácido cítrico) ou o vinagre de álcool (ácido acético) são escolhas excelentes para a remoção das manchas de ferrugem poque, por serem ambos ácidos, eles irão dissolver o composto de óxido de ferro. Você pode usar um limão fresco, cortando ele ao meio e espremendo o suco diretamente sobre a mancha. Se você não tiver acesso a fruta fresca, um suco de limão em garrafa também pode funcionar.

Da mesma maneira, você também pode usar o vinagre de álcool. Coloque o vinagre diretamente sobre a mancha. Polvilhe sal sobre a área molhada com vinagre e deixe a mistura agir até secar.

Não importa a opção escolhida, deixe a peça de roupa secar no sol ou em uma superfície plana, na sombra. Depois de seca, lave a peça de roupa na máquina, de acordo com as instruções da etiqueta.

Dicas e avisos

Se você notar as manchas de ferrugem nas suas roupas depois da lavagem, cheque o interior da sua máquina. Se a sua lavadora estiver enferrujada, ela pode ser a causadora das manchas.

Não use alvejante de cloro para remover as manchas de ferrugem, pois ele irá fixar a ferrugem ao invés de removê-la. Se você optar por usar um removedor comercial para manchas de ferrugem, tome cuidado; muitos desses produtos contêm ácido fluorídrico, que é uma substância extremamente tóxica e que pode causar queimaduras.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...