Como remover nitritos em um tanque de ciclídeos

Escrito por daniel scott | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como remover nitritos em um tanque de ciclídeos
Remover nitritos de um aquário é crítico para ciclídeos e todos os outros peixes de água doce (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os aspecto mais difícil de manter um aquário como hobbie é manter os níveis de amônia, nitritos e o pH a limites saudáveis. Devido à importância desses equilíbrios químicos, é altamente recomendado que você use um kit de teste químico no seu aquário. Você pode monitorar os níveis de todas as substâncias pertinentes ao verificar a água com frequência. Isso proporcionará um ambiente saudável para o seu peixe e protegerá seu investimento.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Kit de testes químicos para aquários
  • Sistema de filtração para aquários
  • Balde
  • Mangueira de sifão para aquários
  • Plantas específicas para ciclídeos
  • Pequenos potes de barro ou linha de pescaria para ancorar plantas
  • Troncos
  • Faixas de malha e borracha (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Verifique a água regularmente usando seu kit de testes químicos. Realize os testes separadamente para nitritos, amônia, nitratos e pH. Se você não tiver um kit de testes químicos e perceber que seus ciclídeos estão batendo as cabeças e corpos nas pedras do aquário, será necessário tomar medidas drásticas para reduzir os nitritos rapidamente. Esse comportamento indica altos níveis de nitritos que causarão queimaduras nas guelras e dificuldade para respirar.

  2. 2

    Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio a cada 20 litros de água se o pH estiver abaixo de 7,2. Os ciclídeos preferem um pH de 7,2 a 8,5. Mais importante que um pH perfeito, porém, é um pH estável. Faça mudanças lentamente no pH, para não estressar o peixe. O pH adequado pode ajudar a manter os níveis de amônia, nitrito e nitrato dentro das taxas normais.

  3. 3

    Adicione coral ou calcário picados ao aquário ou ao sistema de filtração para aumentar um pH baixo. Troncos flutuantes preparados também podem aumentar os níveis de pH. Os ciclídeos gostam de se esconder, então os troncos podem ajudar de duas formas. Troncos despreparados, porém, podem liberar taninos na água, colorindo-a e mudando negativamente o ambiente.

  4. 4

    Reduza níveis altos de amônia usando produtos adequados. Siga as instruções da embalagem em relação ao tamanho do seu aquário.

  5. 5

    Aspire levemente o cascalho do aquário. Não agite os níveis mais baixos do cascalho. Configure a mangueira de sifão para aquários e o balde. Essa mangueira é feita para limpar aquários e tem uma ponta larga e uma ponta pequena. Submerja-a por inteiro e coloque seu dedo sobre a ponta pequena. Levante esta ponta e tire-a da água, mantendo o dedo na ponta até que ela esteja abaixo do aquário e centrada sobre o balde. Tire o dedo.

  6. 6

    Submerja levemente a ponta larga da mangueira no cascalho. Um assistente pode ser muito útil em manter a ponta menor da mangueira sobre o balde enquanto você aspira o cascalho. Ele também pode tampar a ponta da mangueira com o dedo antes que o balde fique muito cheio.

  7. 7

    Levante as camadas superiores de cascalho e deixe o sifão sugar os excrementos de peixe. O peso do cascalho permitirá que ele volte ao fundo do aquário. Você precisa manter a camada mais inferior de lama por conta das bactérias úteis que ela contém. Pare de aspirar quando remover 20% da água, mesmo que o cascalho não esteja completamente limpo.

  8. 8

    Desvie para fora 20% da água do aquário como uma medida de emergência para remover nitritos; desviar mais de 20% pode ser prejudicial aos seus esforços de estabilização. O desvio pode ser feito enquanto você estiver aspirando as pedras do fundo. Substitua a água com água limpa e livre de cloro, que tenha pH próximo ao do aquário.

  9. 9

    Adicione plantas vivas com as raízes dentro do cascalho. As plantas possuem bactértias benéficas que ajudam com o ciclo de nitrogênio. Crinum natans (planta de cebolas africanas), a samambaia de Java e a Anubias barteri são ótimas para aquários de ciclídeos. Essas plantas são menos saborosas que algumas outras. Os ciclídeos vegetarianos são comedores vorazes de plantas vivas, mas ficam felizes com folhas de alface e espinafre bem lavadas. Você pode precisar substituir a lâmpada do aquário com um "crescimento de luz" em espectro completo para ajudar as plantas. Essa luz não prejudica os ciclídeos.

  10. 10

    Prenda as plantas em pedras ou troncos com linha de pescaria, ou use pequenos potes de barro bem embalados com esfegno e cascalho. Enrole os potes com malha, prendendo-os com tiras de borracha caso os ciclídeos insistam em extirpá-los. Encaixe os potes firmemente entre pedras grandes para evitar que os ciclídeos os desenterrem.

  11. 11

    Adicione meios de filtração de um aquário saudável ao seu sistema de filtração para melhorar o crescimento de bactérias e a redução de nitritos. Esponjas, pedras, seda crua ou outros meios de filtração funcionarão. Apenas verifique se o aquário está abastecendo estes meios estavelmente, não adicionou nenhum peixe novo nos últimos 30 dias, e tem filtração de UV se possível.

Dicas & Advertências

  • Ao limpar seu sistema de filtração, enxágue-o com a água removida do aquário. Água de torneira pode matar as bactérias benéficas. Deixe o máximo de lodo viscoso com bactérias possível no sistema de filtração. Além das bactérias, também é necessário que a água flua bem pelo filtro.
  • A forma mais segura de estabilizar os níveis de nitrito do seu aquário é fazer um ciclo com ele antes de adicionar os peixes. Uma forma rápida de se fazer isso é iniciar o aquário com bactérias existentes em meios de filtração de um aquário saudável. Estabilizar um novo aquário de um "improviso" pode levar até 45 dias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível