Mais
×

Como remover tinta preta de roupas

Atualizado em 12 fevereiro, 2018

É possível remover tinta preta ou qualquer outra tinta de tecido contanto que você ainda não tenha lavado a peça, especialmente se ela não tiver ido à secadora ou tenha secado ao sol. Diversos produtos ajudam nesse processo.

Instruções

Aprenda a retirar tinta de caneta preta de tecidos (Shelley Moore photo; http://www.sxc.hu/photo/461943/)
  1. Antes de lavar a peça de roupa manchada, aplique spray de cabelo na mancha de tinta. Se necessário, repita o processo lavando a peça em água gelada a cada vez.

    Spray de cabelo
  2. Spray de cabelo funciona por conta da concentração de álcool do produto. Se não tiver um desses por perto ou a mancha não sair por completo, tente usar álcool isopropílico. Assim como com o spray, repita o processo se necessário, e lave em água gelada.

    Álcool isopropílico
  3. Removedor de esmalte é outra substância que pode retirar as manchas. Mergulhe a área manchada no líquido por duas ou três horas e, então, lave com água gelada e sabão.

  4. Leite também pode ser usado para tirar manchas de tinta de alguns tecidos. Deixe a mancha de molho no produto por alguns minutos, jogue o leite sujo fora e repita com leite novo até que a mancha saia de vez.

  5. Diversos detergentes em pó estão disponíveis no mercado. Tratam-se de produtos sem cloro e mais eficazes na hora de remover manchas, se comparado com detergentes comuns. Faça uma pasta juntando água gelada a esse pó e, então, esfregue-a na mancha. Deixe por uma hora e, então, lave com água gelada. Repita o processo, se necessário.

  6. Se nenhuma das dicas funcionou e você não se incomodar em ter uma área branca na roupa do tamanho da mancha, use alvejante diretamente na peça, com o auxílio de cotonete ou pincel fino, lavando com água gelada. Certifique-se de não deixar o alvejante se espalhar pela peça, pois ele removerá a cor de qualquer parte da roupa com a qual entrar em contato.

Aviso

  • Remova completamente cada produto de limpeza da roupa antes de tentar outro método, pois há o risco envolvido em se misturar diferentes produtos químicos, especialmente no caso do alvejante.
  • Este deve ser usado apenas em último caso, se achar que uma mancha branca será menos perceptível do que a preta. Essa é uma opção melhor para roupas brancas ou muito claras.

O que você precisa

  • Spray de cabelo
  • Álcool isopropílico
  • Removedor de esmalte
  • Leite
  • Água gelada
  • Detergente em pó
  • Água sanitária
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article