×
Loading ...

Como reparar um bolso rasgado na linha de cintura

Atualizado em 21 novembro, 2016

Bolsos na linha de cintura são convenientes quando você deseja guardar coisas valiosas, como dinheiro ou cheques. Eles podem ser colocados na parte interior ou exterior da calça e criar um bolso quase imperceptível que dá um acabamento melhor para a vestimenta. Quando ele rasga, talvez você entre em pânico porque a costura está na linha de cintura. Não se preocupe, consertá-lo é tão fácil quanto reparar qualquer outra parte da roupa. Em pouco tempo, suas calças estarão novas e o seu bolso funcionando perfeitamente.

Instruções

Costurar o bolso rasgado é um processo de reparo simples e direto (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Examine o buraco do seu bolso. Se as extremidades do tecido estão desgastadas, você terá que reforçar o tecido para que ele não desgaste depois de criar os pontos. O ponto líquido, feito com cola, é, de longe, o método mais fácil e rápido para se usar, então coloque um pedaço de papel atrás da parte desgastada e use a ponta do seu dedo para trabalhar o ponto líquido na área afetada, pouco a pouco. O papel impedirá que a área traseira fique cheia de cola. Para uma secagem rápida, use um secador de cabelo.

    Loading...
  2. Passe uma linha de 30 cm por uma agulha, crie um fio duplo e amarre com um nó na extremidade. Trabalhe a parte do tecido que está com a cola e deixe-o na parte de baixo da faixa da linha da cintura, sobrepondo o local onde ele estava originalmente conectado. Você deve ter alguns centímetros sobrando na faixa, isso fará com que o processo seja mais fácil. Crie o seu primeiro ponto no bolso e na faixa elástica que fica logo abaixo da área com cola.

  3. Faça pontos por toda a extensão da área afetada, indo do bolso até a sobreposição do cós, passando pela cós de forma que o ponto passe por cima da sobra de tecido e atinja a parte superior. Esse é um ponto de reforço e deve ser mais eficiente do que costurar uma linha reta na parte superior do tecido rasgado e faixa.

  4. Chegue ao fim da área rasgada e comece a fazer um ponto na entrada original, criando assim um ponto duplo. Esse processo é eficiente na criação de um novo bolso porque garante que a costura não irá ceder novamente. Arremate o local passando a agulha três vezes por um ponto já existente.

Loading...

Dicas

  • Se você tem experiência com costura, tente um ponto sobreposto e um cruzado para reforçar o buraco. Veja o link nas referências que explica como fazê-los.

O que você precisa

  • Agulha de costura
  • Novelo de linha
  • Cola para costura (Opcional)
  • Tesoura (opcional)
  • Fusor (Opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...