Lóbulos da orelha cortados são difíceis de recuperar. Geralmente, são feridos quando o furo do lóbulo se alarga após o uso de brincos ou alargadores para orelhas ao longo do tempo. Uma vez enfraquecido, o lóbulo da orelha pode terminar em abertura se o uso de brincos pesados for continuado. Outros tipos de rasgos também ocorrem, como por exemplo em situações acidentais em que os brincos são puxados da orelha. Quando o lóbulo está partido, costuma-se necessitar de cirurgia para repará-lo. Aqui, vão algumas dicas para ajudar você a recuperá-los com sucesso.
Instruções
-
Consulte um cirurgião plástico especializado em reparo de lóbulos de orelha. Ele estará apto a informar se seu lóbulo precisará de cirurgia. Se apenas a base estiver partida, a cirurgia será postergada até que o lóbulo esteja curado. Se a lesão se iniciar a partir de um buraco pequeno poderá ser reparada imediatamente.
-
O reparo de um lóbulo de orelha envolve o uso de anestesia local e a reabertura da lesão para costurar as partes do lóbulo. Normalmente, o tecido é cortado em padrão especial chamado de retalho em "zetaplastia". Os retalhos são utilizados para redistribuir o tecido e reorganizar o formato do lóbulo.
-
Use analgésicos se necessário. Geralmente, há pouca ou nenhuma dor após o reparo do lóbulo. Se sentir algum desconforto, utilize os analgésicos comuns como ibuprofeno para aliviar a dor.
-
Lave suavemente seu lóbulo reparado com um sabonete antibacteriano e água três vezes ao dia e, então, seque imediatamente. Passe sutilmente uma fina camada de pomada antibiótica na frente e atrás da ferida cada vez que limpar o lóbulo. Remova cuidadosamente qualquer material de drenagem da cicatriz com chumaços de algodão.
-
A maioria dos médicos marcarão um retorno para acompanhamento em sete a 14 dias depois da cirurgia. Nesse momento, ele também retirará os pontos.
-
Massageie a ferida com manteiga de cacau por dez minutos por dia iniciando poucas semanas após a remoção dos pontos. A manteiga de cacau ajudará a suavizar a cicatriz.