Mais
×

Como reparar o NTFS pelo Chkdsk

Atualizado em 21 julho, 2017

O CHKDSK é um comando usado no sistema operacional Microsoft Windows para verificar erros no disco rígido. Ele exibe o estado de integridade dos arquivos do sistema e pode reparar erros relacionados a setores defeituosos, clusters perdidos, arquivos com referência cruzada e erros de diretório. Há três diferentes formas de executar esse comando: a partir do prompt de comando, através do Meu Computador, ou do Windows Recovery Console (somente no XP). O NTFS é o sistema de arquivos para sistemas operacionais Microsoft Windows e o comando CHKDSK pode ser usado para reparar qualquer disco particionado do NTFS. Você terá que estar conectado como Administrador para realizar esse reparo.

Instruções

Drive do disco rígido (hard disk drive image by dinostock from Fotolia.com)

    Instruções: Através do prompt de comando

  1. No XP, clique no menu "Iniciar" e depois em "Executar". No Windows Vista/Windows 7, clique no menu "Iniciar", depois digite "executar" na caixa "Pesquisar programas e arquivos" e pressione "Enter".

  2. Digite "cmd" e clique em "OK" ou pressione "Enter". Isso irá abrir o prompt de comando.

  3. Digite os seguintes comandos: "chkdsk C: /f /r" (não digite as aspas).

    (O comando acima assume a letra do drive como C:, se a letra for, por exemplo, G, então o comando deveria ser "chkdsk G: /f /r")

    Instruções - Através do Meu Computador (interface gráfica)

  1. Para todos os sistemas operacionais Windows, clique duas vezes no ícone "Meu computador" e clique com o botão direto no drive que deseja verificar (exemplo, C:). Selecione "Propriedades" e, em seguida, "Ferramentas".

  2. Em "Verificação de erros", clique em "Verificar agora". Para reparar erros, como localizar setores defeituosos, marque a caixa de seleção "Verificar por setores defeituosos e realizar reparos". Clique em "Iniciar" para realizar a verificação e reparos.

  3. Se uma messagem for exibida informando: "Não foi possível verificar o disco porque o utilitário precisa de acesso exclusivo a alguns arquivos do Windows no disco. Esses arquivos podem ser acessados após a reinicialização do Windows. Deseja agendar a verificação de disco para ocorrer na próxima vez em que o computador for reiniciado?" Clique em "Sim" e reinicie o computador para executar o CHKDSK.

    Instruções - Através do Recovery Console (somente no XP)

  1. Insira o CD de instalação do Windows XP no drive de CD/DVD ROM e inicie o computador a partir do CD. Para isso, aperte "F12" quando a tela BIOS carregar. Quando solicitado, aperte qualquer tecla para iniciar a partir do CD.

  2. O Recovery Console irá carregar (isso pode levar alguns minutos). Quando a tela "Bem vindo à instalação" for exibida, aperte a tecla "R".

  3. Um prompt será exibido perguntando "A qual Instalação do Windows você deseja se conectar?". Opções numeradas serão mostradas e a padrão será "1: C:\Windows". Se desejar selecionar o drive C:, digite "1" e aperte "Enter". Quando solicitado, digite a senha de Administrador para o computador. Se não tiver uma senha, simplesmente aperte Enter.

  4. No prompt de comando, digite "chkdsk /r" e deixe a verificação executar-se sem interrompê-la. Quando estiver concluída, remova o CD e reinicie o computador. Quaisquer erros encontrados deverão ter sido reparados.

Aviso

  • O comando CHKDSK precisa de acesso exclusivo a um volume enquanto estiver sendo executado. Como tal, um prompt pode ser exibir como a seguir: "Não foi possível verificar o disco porque o utilitário precisa de acesso exclusivo a alguns arquivos do Windows no disco. Esses arquivos podem ser acessados após a reinicialização do Windows. Deseja agendar a verificação de disco para ocorrer na próxima vez em que o computador for reiniciado?". Se essa mensagem aparecer, clique em "Sim" para executar a verificação na próxima reinicialização do computador.
  • Esse processo pode levar um longo tempo para ser concluído, dependendo de vários fatores, incluindo o número de arquivos e pastas, o tamanho do volume e as fontes do sistema disponíveis (por exemplo, processador e memória)
  • Não execute o comando CHKDSK somente no modo de leitura, pois ele pode não reportar com precisão a informação.

O que você precisa

  • Sistema operacional Microsoft (XP, Vista ou Windows 7)
  • CD de instalação do XP (se aplicável)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article