Como reparar o NTFS pelo Chkdsk

Escrito por julie paterson | Traduzido por pedro antonio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reparar o NTFS pelo Chkdsk
Drive do disco rígido (hard disk drive image by dinostock from Fotolia.com)

O CHKDSK é um comando usado no sistema operacional Microsoft Windows para verificar erros no disco rígido. Ele exibe o estado de integridade dos arquivos do sistema e pode reparar erros relacionados a setores defeituosos, clusters perdidos, arquivos com referência cruzada e erros de diretório. Há três diferentes formas de executar esse comando: a partir do prompt de comando, através do Meu Computador, ou do Windows Recovery Console (somente no XP). O NTFS é o sistema de arquivos para sistemas operacionais Microsoft Windows e o comando CHKDSK pode ser usado para reparar qualquer disco particionado do NTFS. Você terá que estar conectado como Administrador para realizar esse reparo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Sistema operacional Microsoft (XP, Vista ou Windows 7)
  • CD de instalação do XP (se aplicável)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções: Através do prompt de comando

  1. 1

    No XP, clique no menu "Iniciar" e depois em "Executar". No Windows Vista/Windows 7, clique no menu "Iniciar", depois digite "executar" na caixa "Pesquisar programas e arquivos" e pressione "Enter".

  2. 2

    Digite "cmd" e clique em "OK" ou pressione "Enter". Isso irá abrir o prompt de comando.

  3. 3

    Digite os seguintes comandos: "chkdsk C: /f /r" (não digite as aspas).

    (O comando acima assume a letra do drive como C:, se a letra for, por exemplo, G, então o comando deveria ser "chkdsk G: /f /r")

    Instruções - Através do Meu Computador (interface gráfica)

  1. 1

    Para todos os sistemas operacionais Windows, clique duas vezes no ícone "Meu computador" e clique com o botão direto no drive que deseja verificar (exemplo, C:). Selecione "Propriedades" e, em seguida, "Ferramentas".

  2. 2

    Em "Verificação de erros", clique em "Verificar agora". Para reparar erros, como localizar setores defeituosos, marque a caixa de seleção "Verificar por setores defeituosos e realizar reparos". Clique em "Iniciar" para realizar a verificação e reparos.

  3. 3

    Se uma messagem for exibida informando: "Não foi possível verificar o disco porque o utilitário precisa de acesso exclusivo a alguns arquivos do Windows no disco. Esses arquivos podem ser acessados após a reinicialização do Windows. Deseja agendar a verificação de disco para ocorrer na próxima vez em que o computador for reiniciado?" Clique em "Sim" e reinicie o computador para executar o CHKDSK.

    Instruções - Através do Recovery Console (somente no XP)

  1. 1

    Insira o CD de instalação do Windows XP no drive de CD/DVD ROM e inicie o computador a partir do CD. Para isso, aperte "F12" quando a tela BIOS carregar. Quando solicitado, aperte qualquer tecla para iniciar a partir do CD.

  2. 2

    O Recovery Console irá carregar (isso pode levar alguns minutos). Quando a tela "Bem vindo à instalação" for exibida, aperte a tecla "R".

  3. 3

    Um prompt será exibido perguntando "A qual Instalação do Windows você deseja se conectar?". Opções numeradas serão mostradas e a padrão será "1: C:\Windows". Se desejar selecionar o drive C:, digite "1" e aperte "Enter". Quando solicitado, digite a senha de Administrador para o computador. Se não tiver uma senha, simplesmente aperte Enter.

  4. 4

    No prompt de comando, digite "chkdsk /r" e deixe a verificação executar-se sem interrompê-la. Quando estiver concluída, remova o CD e reinicie o computador. Quaisquer erros encontrados deverão ter sido reparados.

Dicas & Advertências

  • O comando CHKDSK precisa de acesso exclusivo a um volume enquanto estiver sendo executado. Como tal, um prompt pode ser exibir como a seguir: "Não foi possível verificar o disco porque o utilitário precisa de acesso exclusivo a alguns arquivos do Windows no disco. Esses arquivos podem ser acessados após a reinicialização do Windows. Deseja agendar a verificação de disco para ocorrer na próxima vez em que o computador for reiniciado?". Se essa mensagem aparecer, clique em "Sim" para executar a verificação na próxima reinicialização do computador.
  • Esse processo pode levar um longo tempo para ser concluído, dependendo de vários fatores, incluindo o número de arquivos e pastas, o tamanho do volume e as fontes do sistema disponíveis (por exemplo, processador e memória)
  • Não execute o comando CHKDSK somente no modo de leitura, pois ele pode não reportar com precisão a informação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível