×
Loading ...

Como reparar solas de borracha com cola

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os mecanismos básicos para colar uma sola de borracha parece ser um projeto de escola de nível fundamental. No entanto, a borracha do sapato é um material resistente desenvolvido para suportar o peso corporal, o choque de caminhar e correr, e oscilações extremas de clima e temperatura. O sapato de borracha necessita de uma cola forte para segurar resistentemente o poliuretano. Don Burke, fundador do programa australiano, Backyard Blitz, que fala sobre jardinagem e reparação, recomenda o uso de uma borracha sintética grossa à base de solvente. O canal Restore My Sneakers do youtube aponta os benefícios do uso de cola cimento e explica que ela também é a cola favorita entre os sapateiros.

Instruções

Repare solas de borracha velhas com uma cola forte (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha uma área bem ventilada para trabalhar.

    Loading...
  2. Coloque luvas antes de manusear cola ou cimento. Esta precaução é especialmente importante caso seja sua primeira vez reparando um sapato, pois você pode não ser hábil o suficiente para evitar que a cola entre em contato com sua pele.

  3. Levante a sola que está saindo do sapato. Use uma escova de dentes seca para esfregar vigorosamente, retirando os detritos. Isso permitirá que a cola grude melhor.

  4. Coloque acetona em uma bola de algodão. Aplique esse algodão molhado na área aberta da sola para remover qualquer resina de cola velha. Isso também permitirá que a nova cola ou cimento cole mais resistentemente.

  5. Deixe a acetona secar completamente.

  6. Escolha um palito pequeno de madeira para aplicar a cola, como um palito de dente, o lado de um abaixador de língua ou um cotonete de madeira sem a ponta de algodão.

  7. Mergulhe o palito na cola ou cimento. Levante a sola para que a área aberta esteja visível.

  8. Aplique a cola do palito no sapato, não na sola. Cubra toda a área e espalhe a cola uniformemente.

  9. Pressione firmemente a sola contra a cola. Siga as recomendações do fabricante sobre o tempo que leva para secar.

  10. Deixe o sapato em um local fresco e seco durante o tempo de secagem. Quanto mais tempo deixar a cola secando, mais forte ela ficará.

Loading...

Dicas

  • Tente encontrar uma cola que seja livre de tolueno.
  • Leia as precauções do fabricante antes de usar a cola.

Aviso

  • Segundo o Medline Plus, os sintomas de intoxicação causados pela fumaça da cola incluem dor de cabeça, nariz escorrendo e tonturas.
  • De acordo com o Jornal da Medicina da Austrália e Nova Zelândia, a inalação de cola à base de tolueno pode causar hipertensão pulmonar, encefalopatia e doença pulmonar restritiva.

O que você precisa

  • Cola ou cimento
  • Bolas de algodão
  • Luvas
  • Escova de dentes
  • Acetona
  • Palito abaixador de língua ou palito de dente

Referências

Loading ...
Loading ...