O que retira o filme branco do vidro do aquário?

Escrito por brenna davis | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que retira o filme branco do vidro do aquário?
A limpeza da água do aquário leva a peixes saudáveis, mas a película branca pode ser sinônimo de problema (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma película branca, muitas vezes, pode surgir em aquários e se acumular no vidro ou nas plantas. A causa pode variar, desde bactérias inofensivas a potencialmente mortais. A fim de tratar isso, examine cuidadosamente o ambiente do aquário e procure pelas fontes potenciais de doença.

Outras pessoas estão lendo

Água suja

Caso a água do aquário esteja turva e você esteja percebendo a película branca nas laterais do tanque, a água está suja. Comece mudando completamente a água e limpando os filtros. Você pode querer considerar aumentar a filtragem acrescentando um segundo filtro. A filtração inadequada pode contribuir para água suja. Alimente os peixes o máximo que puder durante 15 minutos. A água suja é frequentemente causada por superalimentação ou mudanças de água frequentes.

Florescimento bacteriano

Caso a água do aquário esteja clara e os peixes saudáveis, a coloração branca pode ser bactérias. Aquários tendem a ter um ciclo de bactérias e não é incomum haver um crescimento repentino delas. Deixe ocorrerem os ciclos por alguns dias. Caso a película não desapareça por conta própria, troque a água e limpe os filtros. Evite alterar o cascalho, pois pode causar um novo ciclo de crescimento de bactérias.

Acúmulo mineral

Aquários são mini ecossistemas que processam e filtram uma variedade de nutrientes e minerais. Ocasionalmente, estes minerais se acumulam ao longo dos lados dos tanques e até mesmo sobre luminárias e rachaduras. Se você usou recentemente uma série de tratamentos químicos em seu aquário, isso poderia ser a causa. Procure por uma crosta seca e crocante, que só pode ser removida por raspagem. Se a formação for causada por sais minerais, a película é inofensiva. É possível, no entanto, servir como uma indicação de que você está cuidando do aquário em excesso. Você pode se livrar da película usando um raspador ou mudando a água e lavando o aquário com um sabão detergente suave. Livre-se de todo o sabão antes de colocar o peixe de volta em seu tanque.

Algas

Caso a formação seja distorcida e cheia de filamentos e tende a flutuar na maior parte da água, tocando apenas ocasionalmente o vidro, pode ser bolor ou fungo. Comece mudando a água cuidadosamente e limpando os filtros. Em seguida, trate o aquário inteiro usando o molde e pelotas de fungos da loja de animais mais próxima. É necessário tratar o seu tanque, mesmo após a limpeza da água, porque qualquer fungo deixado para trás rapidamente cresce novamente e pode pôr em perigo os seus peixes.

Cryptocaryon

Caso haja pequenas manchas brancas no vidro do aquário, bem como sobre os peixes, eles quase certamente sofrerão de Cryptocaryon. O Cryptocaryon é muitas vezes fatal e deve ser tratado imediatamente. Ele cresce em água muito fria. Confira os requisitos para o seu peixe e eleve a temperatura da água, se necessário. Você também deve tratar os peixes imediatamente. Você pode comprar comprimidos na maioria das lojas de animais. Siga atentamente as instruções e troque a água duas vezes por semana até que a infecção desapareça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível