×
Loading ...

Riscos para saúde causados pela espuma expansiva em spray

Atualizado em 21 novembro, 2016

A espuma expansiva virou um item comum de construções, pois oferece melhor isolamento que outros produtos para esse fim. O principal ingrediente das espumas expansivas é o poliuretano, o qual é combinado com vários outros químicos para ser usado em casa. O problema da espuma expansiva é que durante a aplicação ela pode liberar algumas toxinas que algumas vezes levam a complicações na saúde.

A espuma expansiva é ótima para isolamento, mas você deve tomar alguns cuidados com ela (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Problemas respiratórios

A espuma expansiva é feita de diferentes químicos, como poliuretano, isocianetos e aerossol. Esses químicos nocivos estão presentes durante e imediatamente após a instalação. De acordo com o site Spray Foam Safety, se inalados, esses químicos podem causar sintomas de asma, problemas de respiração e danos ao pulmão por exposição prolongada ao produto. É possível que os indivíduos desenvolvam problemas alérgicos com o passar do tempo.

Loading...

Irritações na pele

O contato com a espuma expansiva pode causar irritações ou erupções na pele. O isocianeto causa uma sensibilização que pode provocar coceiras e urticárias. Em algumas situações, os sintomas aparecem horas depois do contato. A ventilação é o segredo para diminuir os riscos de irritação de pele pela aplicação do produto, já que muitas vezes são os químicos transportados pelo ar que causam os problemas.

Irritações no olho

O processo de aplicação nas superfícies torna fácil com que químicos como a mistura do polyol sejam transportados pelo ar em altas concentrações. Essa mistura de químicos é conhecida por provocar danos aos olhos ou causar visão embaraçada. A exposição prolongada pode causar lacrimejamento e irritação. Se isso acontecer, vá para outro local e lave bem os olhos com água corrente em abundância.

Proteção

A maioria dos riscos associados à espuma expansiva durante a instalação é devido à forma como ela é aplicada. Depois que a espuma já estiver firme, existe uma chance menor de que ela libere as partículas no ar. Para limitar a exposição enquanto estiver aplicando o produto, quem for aplicar deve utilizar equipamentos de proteção pessoal, como roupas especiais, luvas, óculos e máscara respiratória. Durante a aplicação todas as janelas devem permanecer abertas para aumentar a ventilação do local.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...