×
Loading ...

Como fazer um robe de tecido

Se você estiver buscando um projeto de costura fácil, fazer um robe com um pouco de tecido pode ser um bom começo, mesmo sem ter um padrão ou muita experiência. Depois de acabar, você poderá usar o seu robe pela casa durante as estações mais frias para manter-se aquecido. Se quiser dar um toque um pouco mais luxuoso ao seu robe, pode escolher tecido de seda ou algo bem macio para dar mais conforto.

Instruções

Você pode fazer o seu próprio robe de tecido sem um padrão ou habilidades avançadas de costura (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)
  1. Compre tecido suficiente para as suas medidas. Geralmente é preciso um pedaço de aproximadamente 1,52 m de largura. Dobre o tecido ao meio, meça metade da medida do seu braço ao longo do tecido e acrescente 1,25 cm. Marque esse ponto no tecido com alfinetes.

    Loading...
  2. Meça o comprimento do pescoço até o calcanhar, verticalmente no tecido, a partir de uma das extremidades das marcas anteriores. Marque esse ponto com alfinetes. Você agora deve ter uma linha vertical para o corpo e uma horizontal para os braços.

  3. Dobre o tecido ao longo da linha vertical e use uma régua para fazer uma linha ao longo dessa marca.

  4. Corte dois pedaços de tecido em forma de retângulo. Para determinar a largura do retângulo, meça metade do comprimento horizontal do seu braço e acrescente 5 cm. Para determinar o comprimento, utilize a medida do seu pescoço até o joelho.

  5. Empilhe dois pedaços de tecido e meça 11,5 cm a partir da dobra e 6 cm a partir do topo do tecido. Desenhe uma linha reta descendo a partir da dobra e uma linha reta ao longo da linha superior. Isso deve dar o formato geral do robe.

  6. Recorte os triângulos externos, criados pelas linhas nos passos anteriores, em ambos os lados. Corte uma leve curva na região do pescoço.

  7. Desdobre a peça de trás e costure as emendas do ombro e das mangas. Deixe 1,25 cm de margem e pressione as emendas com a sua mão.

  8. Corte duas tiras de entretela de 2,5 cm de largura do mesmo comprimento que a medida do pescoço até embaixo. Costure uma tira com um ponto zigue-zague nas emendas, entre a parte da frente e a de trás do robe e dobre o mesmo na entretela. Pressione para fixá-las.

  9. Costure a dobra com um pesponto de 6 mm em cada lado do robe com a entretela.

  10. Apare a entretela, com a tesoura, na gola e coloque uma fita de viés ao longo desta, mantendo as costuras nos ombros planas.

  11. Faça a bainha do roupão ao longo das bordas, conforme o desejado.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido (com pelo menos 1,52 m de largura)
  • Máquina de costura
  • Agulha e linha
  • Entretela
  • Tesoura
  • Fita de viés
  • Alfinetes
  • Fita métrica

Referências

Loading ...
Loading ...