Mais
×

Como fazer o rosto do faraó Tutancâmon

Atualizado em 27 abril, 2018

Em 2005, através de um escaneamento da múmia do faraó Tutancâmon e de uma reconstrução forense computadorizada, pudemos ter um vislumbre do menino governante atrás da máscara, como o encomendado pelo time da "National Geographic Society". Contudo, um dos rostos mais inesquecíveis das páginas da maioria dos livros de História é aquele de Tutancâmon em toda sua glória dourada. A máscara com pele dourada e dramáticos traços azuis e a tiara com joias e uma cobra provocam pensamentos de soberania real e um tom majestoso. Seja pintando um rosto para o Dia das Bruxas ou esboçando um projeto artístico, retrate com facilidade o faraó egípcio como visualizado através da História.

Instruções

Os antigos egípcios chamavam o ouro de "Carne dos Deuses", acreditando que ele tinha poderes mágicos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Pintura facial

  1. Cubra a face da pessoa com tinta facial dourada, evitando a área dos olhos.

  2. Desenhe ao redor dos olhos com o delineador, como se estivesse aplicando maquiagem pesada.

  3. Estenda o delineador azul horizontalmente para fora do canto de cada olho em direção às têmporas, por volta de 1,5 cm, criando o "olho egípcio", como dito hoje no mundo da maquiagem feminina.

  4. Escureça as sobrancelhas usando o delineador. Continue as sobrancelhas, esticando-as para fora e paralelamente às linhas dos olhos. Faça as linhas da sobrancelha do mesmo comprimento que as dos olhos.

    Desenhando

  1. Faça uma forma de U para o rosto do faraó com um giz de cera preto. Adicione duas linhas para o pescoço e continue para desenhar os ombros. Esboce as orelhas, nariz e os lábios.

  2. Pinte o rosto suavemente com lápis dourado, fazendo com que os traços faciais de Tutancâmon apareçam.

  3. Pressione fortemente ao redor de cada olho com um lápis azul. Desenhe linhas azuis, continuando para fora de cada olho e terminando em um porto intermediário, entre o olho e uma linha imaginária do cabelo.

  4. Faça as sobrancelhas de azul intenso que se tornam paralelas às linhas dos olhos. Finalize as sobrancelhas no mesmo ponto das linhas estendidas dos olhos.

  5. Desenhe uma linha reta através do topo da forma de U para fazer a tiara. Crie o "lenço" listrado azul e amarelo da cabeça, que cai cobrindo os ombros do jovem faraó. Desenhe uma exuberante cabeça de cobra no centro da testa do faraó.

Dicas

  • Para concluir a réplica do rosto pintado do faraó Tutancâmon, encontre um tecido listrado de amarelo e azul escuro e uma cobra de borracha para a tiara. Use o mesmo material para criar um robe e tanga. Teça uma longa barba azul (como o faraó Tutancâmon usaria em cerimônias importantes) de uma lã grossa e prenda-a com fita adesiva médica.

O que você precisa

  • Pintura facial dourada
  • Delineador azul
  • Papel
  • Lápis coloridos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article