Sabão e vaselina para o tratamento de queilite angular

Escrito por ann murray | Traduzido por geissy de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sabão e vaselina para o tratamento de queilite angular
A queilite angular é o ressecamento ou fissura que ocorre nos cantos da boca (lips image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)

Queilite é um termo geral para inflamação, descamação seca e fissuração da superfície do lábio. A queilite angular é a que ocorre nos cantos da boca, ou comissura labial. Em casos graves, as fissuras ou fendas profundas podem causar hemorragia e a formação de úlceras ou de uma crosta. O tratamento com sabão e vaselina pode aliviar os sintomas da queilite angular em algumas pessoas.

Outras pessoas estão lendo

Causas

As causas da queilite angular podem ser as seguintes: o fungo Candida albicans (sapinho), deficiências de vitaminas (principalmente de zinco, vitamina B2 e ferro), desnutrição, aparelho dental, dentaduras mal ajustadas, medicamentos que ressecam a pele e infecção bacteriana. As rachaduras graves nos lábios, como as que são causadas por condições frias ou secas, são uma forma de queilite leve. A queilite angular é mais comum em idosos, em pessoas com os sistemas imunológicos comprometidos e em pessoas com má higiene oral.

Tipos de tratamento

Os tratamentos para a queilite angular variam dependendo da causa da doença. Os cremes funcionam melhor para o tipo causado por uma infecção bacteriana, enquanto cremes antifúngicos sem prescrição são eficazes para infecções fúngicas leves. Cremes ou pílulas antifúngicas com prescrição médica são muitas vezes necessárias em casos mais graves. Os que sofrem de queilite angular causada por fungos podem se tratar em casa, usando sabão e vaselina.

Remédio caseiro

De acordo com o Journal of Family Practice, sabonete e vaselina podem ser um tratamento eficaz para a queilite angular fúngica. Isso funciona privando o fungo da umidade que é fundamental para a sua sobrevivência. A organização recomenda o seguinte: lave as mãos com sabonete antibacteriano e água quente, em seguida, limpe as áreas afetadas abundantemente com sabão e água morna e deixe secar completamente (o que normalmente leva cerca de 10 a 15 minutos). Uma vez que as feridas estejam secas, aplique uma quantidade generosa de vaselina. Depois de cerca de duas horas, repita o procedimento. Esse tratamento é feito melhor à noite, antes de dormir. Você deve notar alguma melhora pela manhã, mas pode levar até três dias de tratamento para resolver os sintomas.

Prevenção/Solução

O corpo docente da Harvard University Medical School recomenda o uso de um protetor labial hipoalergênico para evitar rachaduras e evitar lamber os lábios. Eles sugerem também que se certifique se as dentaduras estão encaixadas adequadamente para evitar uma acumulação de saliva nos cantos da boca e evitar tocar excessivamente na região.

Advertência

Se os sintomas piorarem ou não melhorarem após três dias de tratamento com sabão e vaselina, é uma boa ideia consultar um médico. Sua queilite angular pode ser o resultado de uma infecção bacteriana, uma deficiência de vitamina ou uma infecção fúngica demasiadamente grave para ser curada por esse tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível