Mais
×

Como fazer uma saia para berço de bebê

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma saia de berço pode ser um detalhe a mais na decoração de um quarto de bebê. Uma saia com babados também permite armazenar itens sob o berço sem poluir o visual do quarto. Os estilos de berços variam muito, mas todos têm uma coisa em comum: uma base de molas ou outro material sobre a qual é colocada o colchão. Essa saia de berço tem uma colcha em forma retangular de tecido do tamanho do colchão na qual será costurada a saia. O plissado é dividido em quatro seções para acomodar as pernas do berço. Não é preciso anexar nada permanente ao berço, e a saia pode ser removida com a mesma facilidade com que você retira um lençol para lavar.

Instruções

Uma saia de berço ajuda na decoração do quarto (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Meça o comprimento e largura da base do berço sobre a qual está o colchão. Corte um retângulo de tecido do tamanho dessa base, deixando uma sobra de 1,5 cm para todos os lados.

  2. Meça a distância entre o topo do colchão e o chão. Acrescente 5 cm. Corte quatro pedaços de tecido com essa largura e com os seguintes comprimentos: duas partes com o tamanho três vezes maior que o o comprimento da base do colchão, e as outras duas partes com o tamanho três vezes maior que a largura da base do colchão. As peças longas ficarão nas laterais mais compridas do berço, e as curtas ficarão nas nas bases da cabeceira e pés do berço.

  3. Para cada peça, crie uma bainha estreita em cada extremidade dobrando a sobra das bordas duas vezes e costurando. Estas são as extremidades que ficarão nos cantos. Também em cada peça, dobre 1,5 cm e 3 cm em um borda longa para criar uma barra inferior. Arremate.

  4. Usando a máquina de costura, ou agulha e linha, costure o tecido com pontos soltos e ao mesmo tempo em que puxa o tecido para fazer um franzido, vá recolhendo a borda inacabada de uma das bases compridas até que fique franzido e com o comprimento frontal da frente da base de tecido que fica sobre o colchão. Repita isso nas outras três peças, seguindo o comprimento de cada peça.

  5. Com as peças prontas, prenda-as com alfinetes em torno dos quatro lados do retângulo. Use costuras de 1,5 cm, costure cada peça no retângulo. Use o ponto de costura zig-zag para costurar as bordas cruas, evitando-as que se desfaçam.

  6. Estenda a peça retangular sobre a base do colchão, permitindo que as bordas caiam até o chão. Coloque o colchão sobre o retângulo de tecido.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido leve
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Linha
  • Máquina de costura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article