Saiba como manter as formigas longe de sua plantação

Escrito por marcos a. guedes Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Saiba como manter as formigas longe de sua plantação
Saiba como manter as formigas longe da sua plantação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Embora possuam um papel ecológico importante, as formigas podem ser uma verdadeira ameaça para jardins e plantações, destruindo grande parte dos produtos vegetais. Embora haja uma grande variedade de pesticidas disponível no mercado, essa não é a opção ideal para o controle de formigas em plantações. Além da possibilidade de afetarem os vegetais cultivados, os pesticidas eliminam seres importantes para o equilíbrio ecológico junto com as formigas. Existem vários métodos naturais de erradicação e detenção de formigas que são baratos e fáceis de aplicar. Saiba como proteger sua plantação sem ter que utilizar produtos químicos perigosos.

Repelentes não tóxicos

Para manter as formigas longe de sua plantação, você pode utilizar giz escolar antialérgico moído. Espalhe pó de giz ao redor da sua plantação ou, se a área for muito grande, em volta de cada planta. As formigas não atravessam essa barreira porque o giz é feito de carbonato de cálcio, um repelente natural. Outras opções atóxicas de controle são a canela, a pimenta malagueta, o pó de caril e talco. Reaplique o produto escolhido sempre que necessário, inclusive após períodos de chuva.

Eliminação de formigueiros

Caso as formigas já tenham se instalado em sua plantação, é necessário destruir sua colônia. Para isso, utilize água fervente. Em formigueiros de tamanho médio, aplique 4 litros de água e, em grandes colônias, 8 litros. Para melhores resultados, enfie um bastão longo no meio do formigueiro, retire-o rapidamente, antes que as formigas possam escalá-lo, arremesse-o a uma distância segura e aplique mais água fervente no orifício criado. Dessa forma, não sobreviveram formigas suficientes para se instalarem novamente na região.

Venenos naturais

Alguns alimentos e produtos naturais não funcionam como repelentes, mas podem ser usados na plantação como venenos para as formigas. A terra de diatomáceas e alguns tipos de adubo orgânico possuem algas que, quando ingeridas pelas formigas, cortam o seu exoesqueleto. Além disso, as formigas não são capazes de digerir certos grãos, como o amido de milho. Quando o consomem, o grão se expande, matando os insetos. Outra opção é a mistura de açúcar com soda cáustica. O açúcar serve como atrativo para as formigas, que consumirão ambos os produtos. Ao interagir com seu sistema digestivo, a soda cáustica cria um excesso de dióxido de carbono, resultando em insuficiência respiratória. Utilize essas alternativas proteger sua plantação.

Curiosidades

Segundo o Antark, instituto americano de mirmecologia (estudo das formigas), existem aproximadamente 12 mil espécies de formiga no mundo, sendo 2 mil delas nativas do Brasil. Embora as orientações mencionadas anteriormente funcionem de uma forma geral, a identificação das espécies pode tornar o controle de uma infestação muito mais eficiente. Algumas delas são exclusivamente carnívoras e, portanto, não necessariamente representam riscos às plantações. Já outras migram a cada duas ou três semanas, o que pode dificultar o processo de detenção.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível