Saiba como reutilizar meias velhas

Escrito por sheila c. wilkinson | Traduzido por letícia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Saiba como reutilizar meias velhas
As meias velhas têm muitas utilidades (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Se você é o tipo de pessoa que não gosta de desperdiçar nada, esse artigo é perfeito para você. Meias velhas estão sempre se acumulando pela casa, especialmente nas famílias grandes, onde pilhas delas crescem em tempo recorde. Meias de boa qualidade não são baratas, portanto você se sentirá bem ao reciclá-las em vez de jogá-las fora.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Com meias nas mãos, você poderá tirar o pó da casa, lavar o carro ou a bicicleta, polir objetos de prata ou latão ou limpar o que quiser. Elas também são boas para segurar e limpar as lâminas do ventilador ou de uma persiana, secas ou molhadas. Meias velhas também são úteis para polir sapatos. Quando limpar a casa, você poderá enfiar a ponta de uma régua comprida ou outro objeto longo em uma meia e prendê-la com um elástico, para limpar embaixo de móveis ou lugares de difícil acesso. Antes de pintar a parede, vista meias velhas por cima dos sapatos, que assim ficarão protegidos.

  2. 2

    Encha uma meia velha com arroz e dê um nó na ponta, ou prenda com um elástico. Aqueça a meia no micro-ondas por dois ou três minutos. O arroz poderá queimar e cheirar mal, então não deixe mais do que dois minutos sem checar. Quando estiver bem quente, mas não queimando, será a temperatura certa. Ponha a meia ao redor do seu pescoço, joelho ou qualquer outra parte que estiver dolorida. Coloque trapos molhados em um saco plástico e coloque a meia de arroz por cima se quiser um aquecimento úmido.

  3. 3

    Meias velhas também servem como ótimos enchimentos laváveis para qualquer projeto. Use-as para estufar brinquedos, almofadas e travesseiros. Meias são ótimos acessórios em mudanças -- guarde óculos e outros objetos pequenos e quebráveis dentro delas para uma proteção extra. Corte-as em tiras e use para amarrar plantas. Ponha naftalina nas meias e coloque-as no porão ou em outros locais para espantar ratos, morcegos e besouros. Use os topos com elástico das meias para dar vida nova aos punhos e barras dos pijamas das crianças.

  4. 4

    Use o topo das meias como uma "roupinha" para copos, xícaras ou latas. Faça a bainha no topo e na parte de baixo ou simplesmente dobre-as para dentro, decorando como quiser. Use as partes de cima de meias estreitas para proteger o joelho de bebês quando engatinharem. Use-as em seus próprios joelhos por baixo da calça quando estiver muito frio. Não se esqueça, também, de fazer fantoches de meias, que as crianças adoram.

  5. 5

    Faça o mundo animal mais feliz usando meias velhas. Dê um nó nas meias e brinque de cabo-de-guerra com seu cachorro. Outra opção é colocar uma bola de tênis dentro e atirá-la para ele buscar; ficará mais fácil de pegar e atirar. Encha-as com trapos ou erva-de-gatos para brincar com o seu bichano. Você também poderá usá-las para manter aquecidas as patas de cavalos, bem como manter suas ataduras no lugar. Patas de outros animais também podem ser aquecidas se vestidas em meias. Elas também fazem ótimos forros para as caminhas dos bichos, e são fáceis de lavar.

  6. 6

    Aplique hidratante ou vaselina nas mãos e pés, cubra com meias e durma normalmente. Ao acordar, seus pés e mãos estarão com a aparência renovada. Cubra uma bolsa de gelo com meias, para um contato mais suave. Faça pequenos sachês para suas gavetas. Com uma meia de adulto, dá para fazer vários; são ótimos para gavetas de pijamas e roupas de baixo.

  7. 7

    Use meias velhas para fazer bolsinhas para todos os tipos de coisas, como bolinhas de gude, dominós (chega de deixar todos virados para baixo, basta pegar um direto da meia), peças do jogo de damas e blocos de montar. Amarre meias diferentes de todos os tipos e faça uma linda corda de pular para crianças. Pegue uma meia de bebê e costure uma cordinha ou fita de 13 cm perto da abertura. Decore a meia e feche a abertura dando a volta com a fita duas vezes pela borda: você terá uma bolsinha de guardar moedas. Corte uma meia adulta na ponta dos dedos e também na metade do pé e encha até a metade com feijões ou contas. Molde na forma de uma bola, enfie as pontas para dentro e costure para fazer uma bola de meia para as crianças.

  8. 8

    Faça uma colcha de meias. Corte as meias nos formatos que quiser e costure-as normalmente como em qualquer colcha. Adicione um cobertor velho e um forro e terá uma das colchas mais quentinhas que já viu. Monte uma bonequinha com cabeça de grama. Encha a meia com sementes de grama, feche com um elástico e regue. Depois deixe as crianças pintarem uma carinha. Se quiserem, poderão plantá-la depois.

  9. 9

    Encha a meia com lascas de sabonetes velhos e feche a abertura costurando com linha ou prendendo com elástico; peça às crianças que lavem a banheira com elas. Preencha meias longas com arroz, feijões ou qualquer outro enchimento que queira, e use-as como bloqueadores de corrente de ar embaixo das portas ou no peitoril de janelas.

Dicas & Advertências

  • Vá guardando as meias velhas em um saco e, quando chegar um dia de chuva, entregue-o às crianças para que façam uma verdadeira festa, brincando como quiserem com as meias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível