Os saltos altos causarão calos nos pés?

Escrito por veronica romualdez | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os saltos altos causarão calos nos pés?
É importante tomar precauções ao usar saltos altos para evitar calos e problemas nos pés (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Muitas vezes, usar saltos altos pode causar dor no pé e outros problemas como joanetes, calos, e dedo do pé em malho. Uma pesquisa realizada pela Associação Podiátrica Americana revelou que 73% das mulheres têm um problema no pé relacionado com os sapatos que usam. As mulheres que usam salto alto precisam tomar precauções, bem como reconhecer e tratar os problemas no início para evitar não apenas os calos, mas outros problemas associados com os saltos altos.

Outras pessoas estão lendo

O que são calos?

Os calos, também conhecidos como helomas, são grossas camadas endurecidas de pele que se formam devido à pressão e algumas fricções. A calosidade é um inchaço elevado e geralmente tem uma forma cônica ou circular, e nascem como uma forma para a pele se proteger. Os calos podem causar desconforto e, às vezes, podem ser dolorosos quando é aplicada uma pressão sobre eles. Por vezes eles são caracterizados por uma pele seca, escamosa, frágil ou transparente.

Como os calos se desenvolvem?

Os calos desenvolvem-se frequentemente nas partes dos pés, como na sola ou na "bola" do pé, no exterior do dedo mindinho e entre os dedos. Muitas vezes, essas últimas calosidades são referidas como "calos moles" para distingui-las dos "calos duros" mais comuns encontrados em outros locais. Os calos também podem ser encontradas nas mãos como resultado do uso de ferramentas portáteis como utensílios de jardinagem, por exemplo.

Calos e saltos altos

Geralmente, os calos desenvolvem-se quando se usa sapatos apertados que constringem a forma natural do pé, causando dor. De acordo com Stuart Mogul, DPM, a causa da dor pode imediatamente virar um dano maior ao usar saltos altos. Além de constringir o pé, os saltos altos também causam calos e aumentam o peso sobre a área afetada. Portanto, os dedos não estão só sendo esmagados, mas a mulher também está aplicando pressão sobre eles com seu peso. Usar saltos altos também pode agravar as joanetes, aumentar o risco de fraturas por estresse e osteoartrite nos pés e intensificar os problemas e a dor.

Prevenindo calos ao usar saltos altos

Segundo a Associação Podiátrica Americana, é possível reduzir as chances de desenvolver calos ao proteger os pés. Uma maneira é usar os sapatos mais confortáveis possíveis e que melhor se encaixem no pé. O salto deve ser estreito e confortável, mas não apertado. Esses sapatos também devem ter um bom amortecedor usando uma palmilha estofada ou almofadas de silicone. O salto também deve ser mais grosso para proporcionar um melhor equilíbrio, além de dever ajudar a aliviar a pressão distribuindo o peso sobre o pé de forma mais uniforme e, portanto, reduzir o deslizamento, a fricção e a pressão. Os calos entre os dedos dos pés podem ser prevenidos usando almofadas entre eles. Se você já tiver calos nos dedos, a melhor solução é usar sapatos com uma abertura nos dedos para evitar que a parte superior dos dedos colidam contra qualquer coisa como eles fariam com sapatos fechados.

Tratamentos

Se evitar o uso de saltos altos mal ajustados e utilizar almofadas de proteção e palmilhas não ajudar a reduzir o aparecimento de calos, os tratamentos médicos podem ajudar. Esses tratamentos incluem a utilização de almofadas de espuma com furos no centro para redistribuir a pressão em torno do calo, cortar a calosidade com um bisturi, aplicar ácido salicílico no calo, aplicar um antibiótico para reduzir o risco de infecção ou uma cirurgia para corrigir o alinhamento do osso causando o problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível