Como sangrar a embreagem de um carro

Escrito por don bowman | Traduzido por guilherme feitoza
Como sangrar a embreagem de um carro

Troque a embreagem para evitar mal funcionamento do veículo

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Uma embreagem hidráulica consiste de um reservatório de fluido de freio, um cilindro principal e um freio servo chamado de cilindro escravo. Na maioria dos carros, o cilindro escravo fica na parte de fora da transmissão, mas em alguns fica no local das correias e parece um fole. Em qualquer caso que a embreagem seja pressionada, o fluido sob pressão vai do cilindro principal para o escravo, que empurra uma haste externa e aplica pressão pelo braço do rolamento e solta a embreagem. É bom notar que se uma embreagem é substituída e o pêndulo virado, o cilindro escravo não irá se mover propriamente para soltar a embreagem. Isto pode arruinar seu dia quando o serviço realizado não funcionar. O cilindro escravo só se move uma certa distância e não é ajustável como nos modelos não hidráulicos. Fazer centenas de vezes pode parecer não causar efeito algum, mas gera uma grande diferença. Se o pêndulo estiver ruim, troque-o e também o cilindro escravo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Macaco
  • Suportes
  • Chaves
  • Lata de fluido de freio

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Instruções

  1. 1

    Levante e estabilize o carro com suportes. Cheque o reservatório da embreagem e veja se está cheio de fluido. Solte os parafusos de sangramento do cilindro escravo e deixe a gravidade sangrar o fluido. Quando o gotejamento parar, feche os parafusos.

  2. 2

    Pressione a embreagem diversas vezes e sinta a pressão. Se a embreagem parecer boa, ligue o carro e veja se as marchas entram. Se sim, o serviço está terminado. Se as marchas não entrarem, um ajudante será necessário para pressionar a embreagem.

  3. 3

    Encha o reservatório da embreagem e solte os parafusos de sangramento novamente. Peça para seu ajudante segurar a embreagem pressionada até que você diga para que solte. Uma vez que ele disser que a embreagem está pressionada, feche os parafusos. Peça para seu ajudante pisar cinco ou seis vezes no pedal da embreagem e soltar.

  4. 4

    Repita o passo 3. Se o pedal estiver solto com os parafusos abertos, entrará ar no sistema e complicará as coisas. Faça isso diversas vezes checando o nível do fluido entre a embreagem antes de tentar engatar as marchas e o ar sair.

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