Como usar a sanguinária

Escrito por joel le blanc | Traduzido por heloisa alves cardoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar a sanguinária
A sanguinária é uma planta nativa da América do Norte e amplamente utilizada na medicina herbácea ocidental (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A planta botanicamente conhecida como sanguinária é uma erva nativa da América do Norte, com uma ampla gama de possibilidades medicinais e farmacológicas. Os rizomas e as flores da planta são uma fonte de produtos químicos medicinais alcaloides como a sanguinarina, a queleritrina e a homoquelidonina, bem como resinas naturais, gomas e ácido málico. A sanguinária é um remédio herbáceo tradicional no tratamento de câncer de pele, infecções respiratórias, asma, hemorragias e úlceras; e os farmacêuticos modernos continuam a recomendar e prescrevê-la hoje em dia. Consulte seu médico antes de tomar quaisquer ervas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ervas secas de sanguinária
  • Tintura de sanguinária
  • Infusão de sanguinária
  • Creme dental ou enxaguante bucal de sanguinária fortificada

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use o extrato de sanguinária para doenças respiratórias. De acordo com Gillian Painter, fitoterapeuta e autor da Matéria Médica para o hemisfério sul, os usos da sanguinária na medicina herbácea ocidental centram-se principalmente em torno da capacidade dupla dos alcaloides para estimular a eliminação de líquidos dos pulmões enquanto ajuda o relaxamento dos músculos dos brônquios. Essas ações fazem da sanguinária uma erva útil no tratamento de sintomas associados com tosses, resfriados, bronquite e asma.

  2. 2

    Use o extrato líquido da sanguinária para tratar úlceras de estômago. Em um estudo publicado em pesquisa fitoterápica pela University of Illinois em 2003, os pesquisadores descobriram que os extratos da sanguinária tinham um efeito significativo sobre a bactéria conhecida como helicobacter pylori. Essa bactéria é um patógeno resistente aos ácidos responsáveis por causar infecções no trato digestivo e úlceras estomacais. A sanguinária atua como um agente antimicrobiano contra a helicobacter pylori e impede o crescimento destas.

  3. 3

    Melhore a saúde dos seus dentes e gengivas com a sanguinária. Uma pesquisa recente constatou que ela tem um efeito direto na placa dental e pode ajudar a prevenir o crescimento de bactérias nos dentes e gengivas. A sanguinarina, um dos ativos químicos da sanguinária, é usada em cremes dentais e enxaguantes bucais para reduzir a placa bacteriana em concentrações muito baixas. Durante um estudo publicado no jornal de medicina complementar em 2009, pela Universidade de São Paulo, os pesquisadores descobriram que a goma de mascar com sanguinarina foi eficaz na redução da placa e no combate à bactéria streptococcus. Beber infusões de sanguinária ou usar produtos dentais com sanguinarina fortificada ajudará a preservar a força e a saúde dos seus dentes.

  4. 4

    Use a sanguinária como um estimulante imunológico natural. Em um estudo publicado no diário de ervas, especiarias e plantas medicinais, em 2009, pela Universidade de Drake, tanto as flores com as raízes da planta servem para modular e estimular as células do sistema imunológico humano. Esse achado suporta o uso tradicional da sanguinária para infecções respiratórias e tratamento natural do câncer. Tome a tintura de sanguinária para melhorar a resposta imune natural e proteja-se contra infecção.

  5. 5

    Aplique o extrato da sanguinária externamente na pele para tratar o câncer. Ele tem sido usado por séculos como um agente abrasivo, significando que o extrato da raiz dissolverá quimicamente as lesões e o câncer de pele não-melanoma quando aplicado nas áreas afetadas. Em um relatório publicado no Archives of Dermatology em 2002, casos de pessoas que utilizaram agentes abrasivos como a sanguinária revelaram resultados mistos, algumas pessoas tiveram resultados miraculosos, outros desanimadores. Os pesquisadores recomendam ainda mais estudos sobre agentes abrasivos. Use a sanguinária topicamente sob a supervisão direta de um especialista em ervas e um profissional de saúde.

Dicas & Advertências

  • Uma pitada de pó de sanguinária pode ser inalada para combater infecções e hemorragias nasais.
  • Evite doses excessivas de sanguinária internamente. Altas doses poderão causar desconforto digestivo, náuseas, vertigens, desmaios e visão fraca. Não compre produtos de sanguinária pela internet, pois eles geralmente contêm adulterantes perigosos. Consulte com um profissional antes de misturar sanguinária com medicamentos prescritos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível