on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Saxofonistas altos famosos

Atualizado em 21 novembro, 2016

É difícil encontrar uma forma de música que não usa um bom saxofonista alto. Gypsy jazz, big band jazz, dixieland, blues, country, Rhythm 'n' Blues, rock clássico e rock 'n' roll representam a variedade de gêneros que usam esse instrumento. Certos músicos se destacam como os saxofonistas altos amplamente aceitos e aclamados pela crítica de todos os tempos.

Nomes famosos que tocavam saxofone alto (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Be Bop e Big Band

Charlie Parker, um dos músicos mais influentes e impressionantes do jazz da década de 1940, foi conhecido por sua habilidade de tocar notas rápidas. "The Bird" é provavelmente o saxofonista de jazz mais famoso de todos os tempos. Cannonball Adderley de Tallahassee, Flórida, tornou-se um sucesso em Nova York, o que levou a um trabalho inovador com grandes nomes do jazz como Miles Davis. Art Pepper, que era chamado do campeão do saxofone alto, foi um músico icônico cujos problemas com a lei e a heroína o levaram para muitos períodos musicais obscuros, mas interessantes.

Loading...

Jazz contemporâneo

James Moody era parcialmente surdo de nascimento, mas se estabeleceu como músico notável de vários instrumentos, inclusive o sax alto. Moody é mais conhecido pelo cheio de improvisos "I'm in the Mood for Love" de 1949. Candy Dulfer deixou sua marca como saxofonista alto com um som cheio de gingado. Seu currículo inclui trabalhos com Prince, que a menciona na música "Life of the Party". Lou Marini não toca muito sax alto, mas poucos saxofonistas foram vistos mais do que ele no final dos anos 1970 e início dos 1980. Marini era o saxofonista da banda do filme "Os Irmãos Cara de Pau" e da série de TV "Saturday Night Live".

Rock

Gravações de rock geralmente não usam saxofones, mas alguns músicos se destacaram. Sonny Rollins tocou na famosa música dos Rolling Stones "Waiting on a Friend". Branford Marsalis fez parte da jazz band Sting e apresentou solos em músicas como "Fortress Around Your Heart". LeRoi Moore foi o saxofonista na Dave Matthews Band. Moore, que morreu devido a ferimentos de um acidente com quadriciclo, tocava vários tipos de saxofones e instrumentos. Jeff Coffin de Bela Fleck and the Flecktones também tocou com Dave Matthews. Ele é mais conhecido por sua habilidade de tocar dois saxofones de uma vez.

Clássico

Paul Brodie é considerado um dos melhores saxofonistas clássicos de todos os tempos. Brodie tocou em mais de 3.000 concertos com 34 orquestras em 17 países. James Houlik, outro músico clássico famoso, inicialmente tocava sax tenor até trocar para o alto. Jennifer Bill usava o alto para produzir um tipo raro de música de câmara, e Yusheng Li, uma artista canadense, popularizou o saxofone alto na China.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...