A história dos capacetes romanos

Escrito por edwin thomas | Traduzido por leonardo de azevedo prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história dos capacetes romanos
O exército romano foi o primeiro exército padronizado do mundo (Wikimedia Commons)

A existência do exército romano já passa dos 1200 anos. Ele teve início como uma milícia amadora em uma cidadezinha central da Itália, mas veio a se tornar o primeiro exercito profissional padronizado do mundo sob o regimento dos Césares. Com o tempo, os seus padrões foram mudando até que se tornaram irreconhecíveis durante a queda do Império Ocidental. Durante esse período, a armadura do soldado romano mudou bastante, incluindo o seu capacete.

Outras pessoas estão lendo

Os primeiros capacetes

Ao longo dos séculos em que os romanos eram dominados por seus vizinhos etruscos, eles os imitavam em menos aspectos. Enquanto os etruscos, por sua vez, imitavam os gregos ao utilizarem capacetes em estilo corinto, eles também tinham o seu próprio estilo de capacete, que lembrava uma tigela de bronze pontuda. Os romanos usavam os dois estilos.

A história dos capacetes romanos
Os etruscos usavam capacetes que tinham formato de tigela

Os capacetes montefortinos

Os capacetes de tipo montefortino foram usados pelos legionários no período entre os séculos 4 aC e 1 dC, que cobre o apogeu da República Romana e do Antigo Império. Em essência, esses capacetes eram potes feitos de bronze e que tinham viseiras.

A história dos capacetes romanos
Os legionários tinham viseiras em seus capacetes

O capacete gálico

O capacete gálico fez sua primeira aparição no século 1 aC, mas foi utilizado realmente no século 2 dC, fazendo dele o capacete clássico dos legionários romanos no período entre a República e o auge do Império. O seu design inclui melhoramentos inspirados nos capacetes utilizados pelos guerreiros gálicos, que eram mais ricos, incluindo proteção para as bochechas e para a nuca.

A história dos capacetes romanos
Os capacetes gálicos tinham proteções adicionais

Cristas

A imagem dos legionários romanos utilizando capacetes de crista em batalhas é muito popular em filmes épicos de Hollywood, mas não há muito fundamento. É verdade que todos os capacetes utilizados na República e no Império Romano possuíam entradas para cristas, mas o legionário comum apenas as utilizava durantes inspeções e desfiles. Como regra, apenas os centuriões utilizavam cristas constantemente para que fossem reconhecidos pelos outros soldados.

A história dos capacetes romanos
Os centuriões romanos sempre utilizavam cristas em seus capacetes

O capacete ático

Os oficiais romanos sempre foram desenhados diante de locais equestres ou senatoriais. Os capacetes baseados no estilo ático da Grécia mantiveram-se populares entre esses cavalheiros durante séculos. Eles utilizavam um modelo mais bonito e cerimonial do que o dos legionários e até mesmo do que os modelos utilizados pelos centuriões.

A história dos capacetes romanos
Os capacetes dos oficiais romanos eram mais bonitos do que os utilizados pelos centuriões

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível