Qual o tamanho de um ônibus de dois andares?

Escrito por ryan vansickle | Traduzido por amanda p. domingues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o tamanho de um ônibus de dois andares?
Ônibus de dois andares

Ônibus "double-decker" são aqueles com dois andares para passageiros. Oferecendo uma capacidade maior que sua versão de um andar, eles oferecem mais economia para uma variedade de utilidades. Embora sejam frequentemente associados com Londres, esses ônibus são usados em cidades no mundo todo, transportando passageiros em empresas privadas e públicas.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Ônibus de dois andares são feitos para grande capacidade de passageiros, carregando até 100 pessoas sentadas. Isso proporciona uma vantagem econômica: mais pessoas podem ser transportadas por um custo operacional parecido com um ônibus de um andar. Embora eles fossem operados por dois tripulantes, a maioria dos ônibus modernos são conduzidos por apenas uma pessoa. O primeiro andar do veículo geralmente possui a cabine do motorista e assentos, enquanto uma escada conecta para o segundo nível, que geralmente só tem assentos. Mesmo que este andar não seja acessível para deficientes, os ônibus modernos oferecem lugares acessíveis no primeiro andar do veículo.

História

Ônibus de dois andares têm operado desde o começo dos anos 1900. No entanto, os primeiros motorizados começaram a operar depois da Primeira Guerra Mundial. Principalmente utilizados na Inglaterra e na França, eles eram feitos em uma variedade de estilos diferentes. O ônibus de dois andares virou um ícone com o modelo Routemaster utilizado em Londres entre a década de 50 e os anos 2000. Seu famoso uniforme vermelho tornou-se uma referência comum a Londres na cultura popular. Esse tipo de ônibus ainda é fabricado por diversos fabricantes, incluindo Van Hool e Alexander Dennis.

Dimensões

Ônibus de dois andares existem em diversos tamanhos, dependendo do modelo e fabricante. Ônibus Routemaster possuem 4,5 m de altura, 2,5 m de largura e 9 m de comprimento. Apesar das especificações variarem de modelo a modelo, os modernos possuem dimensões parecidas, geralmente cerca de 4,5 m de altura, 2,4 m de largura e 12 m de comprimento. O comprimento e a largura são comparáveis a outros ônibus de transporte, tornando-os uma opção ideal para rotas com muitos passageiros.

Uso em empresas privadas

Ônibus de dois andares são normalmente vistos em uso para transporte turístico, e passeios neles são disponíveis em várias cidades. Embora algumas companhias de turismo utilizem modelos modernos, muitos desses ônibus são antigos transportes públicos que foram adquiridos em vendas e os modelos famosos não são incomuns entres frotas de ônibus de turismo. Alguns desses veículos encontram serviço com operadores de viagens privadas longas, como o MegaBus, que oferece viagem de cidade a cidade nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Uso em transporte público

Ônibus de dois andares são usados como meio de transporte público mundialmente. Embora tenham sido muito usados na Europa, a utilização deles expandiu para a Índia e a Ásia, no começo dos anos 1930. Recentemente, as indústrias americanas de transporte público começaram a experimentar o uso desses ônibus, incluindo experiências em Nova Iorque e São Francisco. Em 2005, a Comissão de Transporte Regional de Las Vegas (RTC) introduziu uma rota de ônibus exclusivamente para esse modelo. Apelidado de "O Diabo", esse serviço transporta passageiros pela famosa estrada de Las Vegas. A Community Transit, que atua em partes de Seattle, começou a utilizar ônibus de dois andares em 2010.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível