SCSI vs. SATA vs. IDE

Escrito por mikhail polenin Google | Traduzido por bruno lodo pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A eterna batalha entre SCSI e IDE foi estremecida quando o SATA foi introduzido. Entretanto, a questão é se o SCSI e o IDE irão resistir ao tempo. Algumas dúvidas são se o SCSI ainda tem alguma vantagem sobre os outros dois tipos e se vale a pena investir no mais novo.

Outras pessoas estão lendo

Definição de IDE

O IDE (Integrated Drive Electronics) é uma das interfaces mais antigas para um disco rígido, marcando uma nova era na história dos computadores, porque foi a primeira a fazer os HDs mais acessíveis a todos. O maior benefício dessa interface foi os poucos cabos usados nele, o que diminuiu os problemas na hora da instalação. O IDE foi introduzido no mercado em 1986, pela Compaq.

Definição de SCSI

O SCSI (Small Computer System Interface) é um padrão entre certos dispositivos que podem ser conectados a um computador, como os discos rígidos. Essa interface foi introduzida em 1986 como um componente dos computadores da Apple e da Amiga. A ideia básica era dar uma alternativa mais rápida do que o IDE e apresentar uma interface com a qual qualquer dispositivo projetado poderia se comunicar. Os HDs são os dispositivos mais populares que suportam SCSI, já que sua capacidade de largura de banda é muito maior que a do IDE. Entretanto, essa superioridade vem com um preço. A maioria das pessoas acha que pelo preço essa interface não compensa. Quem normalmente investe nesse tipo de HD são geralmente centros de dados e grandes companhias, que possuem seus próprios servidores.

Definição de SATA

Lançado em 200, o SATA (Serial AT Attachment) foi um sucesso e tornou-se rapidamente acessível ao público. A ideia específica do SATA era bater os benchmarks do IDE e torná-lo obsoleto. Sua primeira versão tinha uma taxa de transferência de dados de 1.5 GB/s, e novas versões continuam sendo lançadas. A alta largura de banda e o preço acessível faz dessa interface perfeita para centro de dados e usuários comuns. Depois do SATA ter sido introduzido, os fabricantes de placa-mãe deixaram de lado rapidamente o IDE e deram mais importância a essa nova tecnologia.

IDE hoje

Desde que o SATA ganhou popularidade, o IDE tem caído em desuso, já que a nova tecnologia invadiu o mercado de computadores. A partir de 2007, os fabricantes pararam de fazer computadores com interfaces IDE, usando apenas SATA. Infelizmente, parece que o IDE não pode mais competir com essa nova tecnologia e não compensa mais investir nele. O IDE não é mais uma solução plausível para um usuário que exija aplicativos mais pesados no computador.

SCSI vs. SATA

O SCSI ainda é usado em computadores, mas será que ainda vale a pena? Muitos centros de dados começaram a usar discos rígidos SATA no lugar de SCSI, desde 2008, ano em que o SATA se tornou mais acessível e mais rápido. O SCSI começou a se tornar passado, e o SATA fica cada vez mais forte no mercado. Não compensa investir em tecnologias velhas, já que a capacidade de melhora dele é mínima, se comparada ao SATA. Além disso, a capacidade também é menor do que a nova tecnologia e os cabos são maiores, dando ainda mais problemas do que benefícios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível