É seguro colocar um fogão sob uma janela?

Escrito por mary davis | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É seguro colocar um fogão sob uma janela?
Considere o fator de segurança ao colocar um fogão sob uma janela (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Uma janela perto do fogão não só proporciona uma fonte de luz, mas também pode funcionar como um substituto do ventilador para auxiliar a remoção de vapor e odores da cozinha. Um fator importante a se considerar, no entanto, é a segurança ao se colocar um fogão sob uma janela.

Outras pessoas estão lendo

Perigos com cortinas

As cortinas representam um risco quando estão em uma janela acima de um fogão. O "Home Safety Council and U. S. Fire Administration" (Conselho de Segurança e a Administração de Incêndios dos Estados Unidos) alerta os consumidores sobre terem quaisquer objetos inflamáveis muito perto de um fogão. As cortinas podem pegar fogo em um acendedor elétrico quente ou na chama de um fogão a gás. Elas também podem incendiar-se se uma faísca, chama ou alimento quente tocar o tecido. Mesmo se forem mantidas longe do fogão com uma fita, elas ainda podem ser atingidas por uma faísca ou chama. As cortinas penduradas diretamente sob um fogão são consideradas inseguras.

Opções de tecidos mais seguros

O Conselho de Segurança recomenda que materiais inflamáveis, incluindo cortinas de tecido, devam estar a um metro da superfície do fogão pelo menos. Isso inclui combustíveis que possam ser colocados por cima e ao lado do forno. Considere o uso de uma sanefa em uma janela para revesti-la, mantendo o tecido a uma distância segura do fogão. Se a parte superior da janela estiver a mais de um metro acima do fogão, você pode pendurar uma meia cortina no topo da moldura da janela. Ela também pode caber logo abaixo de uma sanefa em uma janela muito alta se quiser ter uma cortina com camadas.

Persianas

Persianas dobráveis de madeira ou vinil funcionam bem dentro das janelas. Coloque um par de persianas de tamanhos iguais em uma janela curta ou alta. Considere colocar dois conjuntos de persianas em uma janela mais alta para que a parte inferior possa ser aberta para deixar entrar luz ou uma brisa, enquanto a parte superior possa permanecer fechada. Um conjunto menor de persianas também pode ser colocado com uma sanefa de tecido ou com cortina de camadas a pelo menos um metro acima da borda inferior da moldura da janela. Certifique-se, porém, de que as persianas dobrem longe do fogão e não fiquem penduradas sobre a superfície dele. As persianas não pegam fogo tão rapidamente como o tecido, mas podem queimar, se forem expostas ao fogo ou a uma longa exposição ao calor.

Película

As películas são de autocolagem e funcionam bem no vidro. Cubra as janelas com uma película de cor sólida ou uma colorida. Como alternativa, escolha um vitral ou um padrão impresso. A película é lavável, permite a entrada de luz natural e dá uma aparência decorativa a janela, eliminando a necessidade de uma cortina de tecido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível