Seja natural, poupe água: paisagismo Xeriscape

Escrito por craig tomashoff | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Técnica de paisagismo que poupa água e dinheiro, ambiente

Seja natural, poupe água: paisagismo Xeriscape
Xeriscaping tem como objetivo manter gramados e jardins vivos com o uso mínimo e eficiente da água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Há uma necessidade urgente de diminuir o consumo de água em muitos municípios, e mais de 50% do consumo de água em casas residenciais é voltado para gramados e jardins. Então xeriscaping é um ótimo método para os donos das casas conservarem água.

— Greg Seaman, fundador do Eartheasy.com

Cultivar um grande gramado ou jardim requer apenas alguns ingredientes necessários: sol, terra e água. No entanto, embora o suprimento de solo e da luz solar pareça relativamente ilimitado, o mesmo não pode ser dito sobre a água. As condições secas e a falta de água têm limitado o abastecimento em muitos lugares, tornando mais difícil e mais caro irrigar sua paisagem. "No verão passado, 41 de 50 estados tinham restrições de água no local em alguns períodos da estação", diz Greg Seaman, fundador do Eartheasy.com, que oferece conselhos e produtos ecológicos. "Há uma necessidade urgente de diminuir o consumo de água em muitos municípios, e mais de 50% do consumo de água em casas residenciais é voltado para gramados e jardins." Nesse contexto se insere o xeriscaping, uma abordagem para criar paisagens esteticamente atraentes economizando água.

Xeriscape, não zero-escape

O xeriscaping começou no Colorado durante os anos 80, depois de uma seca particularmente devastadora deixar o governo local lutando para usar fontes de água cada vez menores de forma mais eficiente. O objetivo então era "fugir da abordagem relva-cêntrica" ​​para paisagismo e chegar a um "conceito de jardinagem de pouca água usando horticultura boa", de acordo com Jeff Tejral gerente de, ações de conservação para o rio Denver, maior e mais antigo utilitário do Colorado.

O termo "Xeriscaping" vem da palavra grega "Xeros", que significa "seco." No entanto, é uma palavra que muitas vezes pode ser mal interpretada. "Infelizmente, quando as pessoas a pronunciam, torna-se" zero-escape ", diz Judith Phillips, um designer de paisagem e membro do Conselho Xeriscape do Novo México. "As pessoas não entendem e pensam que significa pouquíssimas ou nenhuma planta, mas isso tem o efeito de aquecer o ar e não é essa a meta do xeriscaping.

Xeriscaping tem a ver com encontrar uma mistura certa de plantas e relevo que se encaixem com a parte do país em que você vive. "Não faz sentido cultivar plantas que precisem de 20 cm de chuva em um lugar onde você consegue 100, ou vice versa", diz Phillips, dono de Judith Phillips' Design Oasis, em Albuquerque, Novo México. "A necessidade agora é se concentrar em plantas nativas bem adaptadas a um clima semelhante ao seu. A ideia (do xeriscaping) não é fazer as pessoas pararem de cuidar de seus jardins; é faze-las começar a cuidar de seus jardins de acordo com a região em que vivem e não gastem mais recursos do que o necessário.

Para começar, pergunte a seus vizinhos se eles estão usando a técnica de xeriscape ou usando plantas nativas e visite seus quintais para obter algumas ideias para pensar o que fazer com o seu, sugere Seaman. Além disso as faculdades ou jardins botânicos locais provavelmente cultivam plantas, arbustos e árvores exclusivas da sua região que florescem com a quantidade precisa de chuva que atinge a localidade.

"Plantas locais são mais fáceis de cultivar e são as mais resistentes de cada região" diz ele. "Normalmente elas são encontradas em lotes vagos, ou então outros proprietários podem ter mudas. Em todo caso, os pequenos transplantes são adequados para a xeriscaping, pois as plantas geralmente se espalham com facilidade.

Menos água, mais beleza

Se você quiser pagar um pouco mais no começo, é possível comprar mudas e inícios de arbustos em um centro de jardinagem local. A melhor maneira de plantá-las é usar pano de terreno para cobrir o chão, depois cortar fendas onde as mudas de plantas serão colocadas, diz Seaman. Uma vez que as plantas estejam colocadas, cubra o pano com folhas. "lascas de casca são comuns para xeriscape", diz ele.

Não apenas essas plantas nativas usam menos água, porque são mais adequadas para o seu clima, de acordo com Phillips, mas também podem acrescentar mais beleza ao seu quintal conforme elas florescem. "Elas serão muito perfumadas e aromáticas e irão atrair borboletas beija-flores", diz Seamam.

Seaman também recomenda que você aprenda o quão grande essas plantas nativas vão ficar antes de plantá-las. "Isso permitirá que você plante-as na distância correta uma da outra" diz ele. "Além disso, você deve nivelar as plantas para que as maiores fiquem no fundo e as menores na frente."

Quanto mais plantas você colocar, menos gramado você precisará, o que irá ajudar a conservar a água já que a grama precisa de mais irrigação. A regra geral, de acordo com Tejral, é limitar a grama especificamente a áreas de utilização elevada.

"As pessoas colocam grama como padrão porque não sabem mais o que fazer", diz ele. "Mas se a única vez que você mexe em seu gramado é para cortá-lo, então provavelmente você não precisa dele."

Tejral sugere que comece aos poucos, aplicando os princípios de xeriscape em seu jardim de pouco a pouco, para não se sentir sobrecarregado com o processo.

"Faça aos pedaços, talvez 150 m² por vez", diz ele. "Muitas pessoas tentam cavar sua grama azul de uma vez só, e não há razão para remover tudo dessa forma."

Ele também insiste que o objetivo do xeriscapede de conservar a água o torna uma ferramente valiosa de jardinagem para qualquer um ao redor do país que queira preservar a natureza e economizar dinheiro.

"Essa moda está pegando em locais de seca", diz Tejral. "Mas eu já vi materiais para xeriscape sendo vendidos em Maine e Nebrasca e esses são locais que possuem água. Eu não sei se eles estão adotando essa técnica rapidamente, mas eu sei que eles estão falando cada vez mais sobre isso com o passar dos anos."

Jardineiros de todos os climas estão descobrindo que a abordagem do xeriscape "pode ser um progresso significante", diz Phillips, notando que algumas cidades já oferecem incentivos para a conversão de seu quintal para uma paisagem que usa a água de forma mais eficiente.

"Suas contas de água diminuem, você se sente melhor por ajudar o meio ambiente, e o que você produz é bonito e divertido de se ver", diz ela. "Não há realmente nenhuma desvantagem."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível