Mais
×

Como selar um açude que está vazando

O açude desempenha diversas funções em uma fazenda. Ele dá aos animais um lugar para beber água e formam uma área natural para o escoamento e manejo da água. Muitos donos de açude acrescentam peixes esportivos ou ornamentais. Plantas aquáticas e outros elementos paisagísticos transformam essa feição útil em um ambiental agradável e relaxante.

Os açudes são úteis e complementam a paisagem (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Razões para o vazamento de açudes

Há muitas razões para que um açude comece a vazar. Em alguns casos, os canos de saída ou transbordo do lago quebram, permitindo que a água infiltre na terra. Durante a seca, quando o aquífero ao redor está menor, a água pode ser drenada do fundo irregular do lago. Alguns animais podem remover pedaços de um açude construído, criando vazamentos. As árvores e arbustos do arredor podem estender suas raízes em direção à fonte de água, absorvendo o fluido e rachando a base do açude.

Inspeção do açude

Reparos de longo prazo requerem a drenagem do açude, para acessar o fundo ou a área quebrada ou rachada. Inspecione o fundo com cuidado, buscando áreas quebradas. Se ele tiver um forro, inspecione o plástico em busca de fendas e rasgos. Observe a condição do solo no fundo. Se ele for basicamente de areia ou cascalho, a base pode ser muito irregular para manter a água.

Compactando o lago

O solo no açude pode ser recompactado para selar a base. Comece arando de 15 a 30 cm de solo com um arador. Depois use um cilindro para compactar o solo e firmar a base. Evite que o solo fique seco durante a compactação. O solo seco irá rachar, criando novos vazamentos. Cubra o solo com palha ou forragem para evitar a secagem durante a compactação.

Reparando com argila

Solos arenosos permitem que a água vaze do açude. Colocar uma camada de argila ou solos misturados com argila sela a base. A argila natural funciona bem. Porém, a argila bentonita expande embaixo d'água. Essa argila irá selar qualquer rachadura que possa aparecer. Acrescente 15 cm ao longo das laterais e 30 cm onde a água for mais funda. Coloque a argila em camadas de 5 cm, compactando cada uma. Complete esse reparo durante a estação quente. Se a argila chegar a congelar antes de você colocar água, ela irá rachar, formando novos vazamentos.

Reparando com plástico

Com o açude vazio, limpe qualquer rocha ou galho solto que possa rasgar o plástico. Coloque o forro na base do açude. Alguns açudes maiores requerem mais de uma folha de material. Junte essas folhas com selantes à prova de água, para evitar vazamentos. Cubra o forro plástico com 22 a 30 cm de solo. Isso irá proteger o forro de furos e dar às plantas um local para enraizarem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article