Quanto tempo uma semente de maçã leva para germinar?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por ricardo castiglioni
 Quanto tempo uma semente de maçã leva para germinar?
Macieiras cultivadas da semente nem sempre produzem maçãs comestíveis (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O cultivo de uma semente de maçã em casa não é a maneira mais confiável para produzir a própria macieira, mas pode ser uma experiência divertida e educativa. No entanto, existem mais etapas no processo do que apenas colocar uma semente no solo e esperar. As sementes de maçã exigem tratamento e cuidados especiais para crescerem corretamente. Elas levam um tempo para germinar e eventualmente tornam-se um pé de maçã pequeno.

Estratificação

As sementes de maçã, como muitos outros tipos de sementes de frutas, exigem um período de clima frio antes que possam brotar. Esse processo, chamado de estratificação, evita que a semente cresça no meio do inverno, ou no final da temporada de verão, quando o clima frio que se aproxima pode matar a planta.

Para evitar a espera por um inverno completo, coloque as sementes de maçã em um saco plástico, juntamente com musgo de turfa úmida ou uma toalha de papel úmida. Guarde o saco na geladeira para que as sementes sejam estratificadas. A maioria das sementes de maçã leva de 2 a 2,5 meses para se tornar viável. Não permita que a semente seque durante a estratificação. As sementes não mudam na aparência durante esse período e não crescerão até que sejam plantadas.

Plantio

As sementes de maçã no saco plástico podem ser cultivadas ao serem colocadas em um local quente e ensolarado, como o peitoril de uma janela. Deixe a toalha úmida para que seja fornecida bastante água para o crescimento de brotos. Também é possível plantar as sementes em vasos pequenos ou copos de papel cheios de terra para vaso úmida, ou ao ar livre no solo, uma vez que o tempo esquentar. Evite plantar as sementes de maçã no final da estação de crescimento, pois elas não desenvolverão o sistema de raiz que precisam para sobreviver.

Germinação

As sementes de maçã podem germinar em apenas um dia após a estratificação e a exposição a temperaturas quentes. No entanto, a germinação pode não ser evidente se a semente foi plantada em um vaso ou ao ar livre. Elas podem produzir raízes de até 5 cm de comprimento em apenas quatro dias. Dentro de uma semana, a semente deve produzir folhas minúsculas que rompem a superfície do solo, e dentro de duas semanas, elas devem perder a cobertura marrom. Não remova a cobertura, pois isso poderá danificar a planta.

Considerações

As macieiras que crescem de sementes não costumam ser "verdadeiras". A germinação de sementes irá produzir uma planta viável, mas não necessariamente uma que produza frutos como a árvore de origem. As macieiras também levam muitos anos para amadurecer. O cultivo de uma árvore de fruto da semente não é geralmente uma opção viável. Em vez disso, a maioria dos produtores de frutas escolhe árvores transplantadas, produzidas ao se juntar o ramo de uma árvore produtiva com raízes de sementes cultivadas. O resultado é uma árvore saudável que produz maçãs, exatamente como a sua árvore de origem.